Quem pretende investir em Fundos imobiliários vai ouvir falar muito em emissão e subscrição. E você já sabe o que isso quer dizer?
Se formos procurar no dicionário, os conceitos podem parecer um pouco vagos, mesmo se for procurado o significado para investimentos fica difícil de entender. Confira:
Emissão: operação pela qual um banco ou o Estado oferece ao público ações, obrigações ou títulos de renda.
Subscrição: compromisso assumido por escrito, pelo qual alguém promete contribuir com determinada quantia para empresa.
Também ficou confuso? Levando para o entendimento de FIIs os conceitos encontrados no dicionário estão falando muito em empresas e pode ser relacionado mais a investimentos em ações.
Para entender o conceito para FIIs, antes de tudo precisamos entender algumas normas que existem nos Fundos Imobiliários. Fundo imobiliário não pode fazer dívida, não pode fazer um financiamento ou empréstimo, ele precisa arrecadar um dinheiro novo que não pertença ao patrimônio já existente do fundo para poder fazer novas aquisições. FII também não pode segurar caixa, ele precisa distribuir com seus cotistas tudo que tiver de lucros.
Suponhamos que determinado FII quer expandir seu portfólio, comprando novos imóveis. Nesse caso há a necessidade de captar recursos, trazer dinheiro novo do mercado. Para isso ele faz uma nova emissão de cotas.
A emissão é a primeira etapa da arrecadação do dinheiro necessário. Pode ser considerada a fase do anúncio, pois, é a etapa em que a cota é anunciada para os cotistas, onde são colocados os valores e os objetivos que serão realizados com o dinheiro alcançado.
A subscrição é a segunda fase da emissão. Subscrição é o mesmo que se inscrever, entrar, fazer parte. Os cotistas que querem fazer parte dessas novas cotas devem se inscrever, informando quantas cotas vai querer adquirir.
Geralmente quem pode comprar cotas no primeiro momento é quem já é cotista do Fundo. Esse movimento tem alguns períodos. A primeira fase é só os cotistas. As sobras são oferecidas para outras pessoas.
Mas como eu sei que está ocorrendo uma subscrição? Através de sites como o clube FII informam quando estiver ocorrendo uma subscrição. Quem já é cotista recebe e-mails com informações.
O prazo de se subscrever pode variar de corretora para corretora. Por isso é importante manter contato com a sua corretora.
Importante enfatizar também que nem toda subscrição é boa para o fundo, por isso, é necessário acompanhar os relatórios gerenciais dos FIIs que você investe ou pretende investir.