HomeNotíciasEducação financeira: a importância do desenvolvimento

Educação financeira: a importância do desenvolvimento

A educação certa para ganhar dinheiro é a educação financeira. Mas, primeiro, você precisa entender a definição de educação financeira. A educação financeira é a compreensão holística do dinheiro. Incluindo a forma como “funciona”.

Uma vez adquirido, permite-lhe tomar melhores decisões tanto na sua vida pessoal como profissional. Ganhar dinheiro, trabalhar em casa, ganhar dinheiro na internet ou ter uma renda adicional. Se você quer ganhar mais dinheiro, este é um campo que pode ser aprendido.

Embora não exista atualmente um diploma em “educação financeira , dominar o dinheiro e como ele funciona permitirá que você adote bons hábitos assim que entrar no mercado de trabalho e melhore sua segurança financeira, e até mesmo ganhar muito mais dinheiro.

Noções básicas da educação financeira

Ele passa por coisas muito simples, como aprender algumas noções básicas que podem ser úteis para você como um adulto em sua vida diária.

Aqui estão alguns exemplos :

  1. O papel dos bancos
  2. Os diferentes impostos
  3. Explicação do IPTU e IPVA
  4. Os fundamentos da economia
  5. Os diferentes tipos de livretos
  6. Como funcionam as faturas
  7. Por que a moeda foi criada
  8. Como funcionam as taxas de juros
  9. Qual é o PIB (produto interno bruto) de um país

Mas é possível aprender assuntos mais aprofundados, como:

  • Por que investir
  • Coo economizar mais
  • Os 4 pilares do enriquecimento
  • Como começar um negócio
  • Como controlar a tomada de riscos
  • Os diferentes tipos de renda passiva
  • A diferença entre um ativo e um passivo
  • Os diferentes tipos de investimentos possíveis
  • A importância de conhecer seus objetivos e como defini-los 

 

Obviamente, tudo isso depende de uma série de fatores: a situação pessoal de cada um, os objetivos financeiros, a perseverança, a comitiva, os sonhos, as habilidades… No entanto, a educação financeira também o ajudará, por exemplo, a perceber que você não precisa ser de uma família rica para investir e ganhar dinheiro.

Na verdade, aplicando as estratégias certas, é possível ficar rico a longo prazo, mesmo com uma pequena renda

A educação financeira também permitirá entender que o assunto dinheiro não deve mais ser tabu e que, portanto, é normal falar nele. Todos nós precisamos do dinheiro. O mundo funciona assim. O dinheiro é uma “moeda de troca” para um produto, bem ou serviço.

O fato de aumentar o volume de conhecimento sobre o assunto é importante (se não obrigatório, em nosso tempo) para garantir maior segurança financeira e avançar com mais tranquilidade em nossa sociedade cada vez mais incerta e instável.

A educação financeira é muito importante para ganhar mais dinheiro! 

O mundo do enriquecimento pessoal não é apenas para uma minoria, como muitos acreditam, é importante entender que você também pode fazer isso acontecer. Você precisa entender que o aprendizado não termina na escola, principalmente quando se trata de dinheiro.

Isto é apenas o começo! Infelizmente, o assunto dinheiro não está no programa de educação nacional.

1 – O aprendizado começa no final da escolaridade

Agora que você entende que o dinheiro não pode ser aprendido em nossa educação escolar, é importante entender o próximo ponto.

Muitas pessoas têm em mente que, uma vez que os estudos terminem, estarão prontas para se juntar à força de trabalho para enfrentar os obstáculos que podem encontrar ao longo do caminho.

Terminando seus estudos, deixando o casulo familiar e recebendo seus primeiros holerites, tudo indica que você terminou de aprender as coisas mais importantes de sua vida.

Mas cuidado! ESPECIALMENTE quando se trata de dinheiro, o início do seu aprendizado ocorrerá quando você entrar no mercado de trabalho. 

2 – Quem nos educa neste caso 

Como não existem programas específicos em nosso sistema escolar, a educação financeira só pode ser adquirida de duas maneiras.

1: De forma autodidata

2: Ser ensinado de pais para filhos

O problema é que o conselho de nossos pais não é necessariamente adaptado à nossa economia atual. As coisas mudaram muito desde que eles próprios entraram no mercado de trabalho, há muitos anos.

É por isso que devemos nos adaptar às mudanças em nossa sociedade. Uma pessoa bem educada deve se adaptar às mudanças, não importa quais sejam as circunstâncias. 

O mundo está se desenvolvendo em uma velocidade vertiginosa e é importante adaptar seus conhecimentos às oportunidades que o mercado apresenta. 

As evoluções são inúmeras, aqui estão alguns exemplos:

  • Ciclos econômicos, mercados financeiros
  • A velocidade da informação via internet
  • Novos investimentos
  • Novas necessidades
  • Tecnologia
  • População

Os seus muitos elementos mudaram em muito pouco tempo, por isso é importante nos adaptarmos à nossa economia , bem como à sua evolução. Em grande parte, esse é o motivo pelo qual o conhecimento financeiro de nossos pais não é mais adequado nos dias de hoje.

3 – O fim da sua escolaridade é só o começo 

A escola é importante, com certeza. Vamos à escola para nos prepararmos para o início da vida profissional, para aprendermos uma técnica ou profissão para sermos membros da sociedade e para ganharmos a vida. 

No entanto, a maioria das pessoas pensa que deixar a escola é uma conquista, tanto financeira quanto profissionalmente. É neste momento que as pessoas que ingressam na vida profissional encontram-se aprisionadas no que se denomina: a corrida dos ratos.

O que é a corrida dos ratos na educação financeira? 

Simplificando, este termo é usado para descrever o ritmo interminável de trabalho remunerado e repetição do processo todos os meses por mais de 40 anos de nossa vida.

Este processo sem fim é impulsionado por duas emoções:

1: medo

2: desejo

As principais causas da pobreza são causadas por suas duas emoções. Não é o governo ou a economia os principais responsáveis, mas são nossas emoções que controlam nosso futuro financeiro. 

Medo: por um lado, surge do fato de que é possível perder o nosso emprego, por isso temos o medo constante de perder o nosso emprego e trabalhamos por um salário sem parar.

O desejo de ter mais: é o fato de que nosso estilo de vida aumenta ao mesmo tempo que nossa renda.

É normal desejar coisas bonitas, desejar o melhor e aumentar o seu conforto na vida, mas nosso cérebro nos obriga a pensar que se comprarmos coisas melhores, diminuiremos nosso medo de perder nossa renda assim como tudo o que fazemos. 

Quais são as consequências? 

Ter nossas emoções nos leva ao ponto final. Ignorância sobre dinheiro! Medo + desejo juntos formam ignorância sobre dinheiro e conhecimento financeiro Estar preso na corrida dos ratos para trabalhar por salários e desejos por toda a nossa vida fechará nossas mentes para novas oportunidades financeiras. 

Iremos, indiretamente, ignorar as oportunidades de investimento ao nosso redor, de ganhar dinheiro de outra forma que não com um contracheque. Mas educação financeira é um aprendizado que ocorre fora do sistema escolar tradicional. 

Perceba que seu desenvolvimento pessoal só começa no final dos estudos. 

 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...