HomeNotíciasEconomizar: como distribuir seu fluxo de economia mensal?

Economizar: como distribuir seu fluxo de economia mensal?

Economizar é um dos pilares de suas finanças pessoais. Graças a ela você pode fazer muitas coisas e viver melhor. A economia é sua aliada em caso de um imprevisto  ou para financiar seus projetos. Mas antes que você possa usá-lo, você deve construí-lo.

Como economizar

Nem sempre é fácil, principalmente se você estiver em uma situação precária. Nesse caso, é melhor começar com uma boa base e absorver suas dívidas. Em seguida, comece gradualmente a economizar o que puder.

Como vimos, é melhor economizar pouco, mas sempre, do que muito e raramente. Se você deseja aumentar sua taxa de poupança, há dois caminhos a explorar. A primeira é ganhar mais dinheiro pedindo um aumento ao seu empregador. Você também pode vender itens que não usa mais ou começar como autônomo.

A segunda solução é reduzir seus itens de despesas mensais, porque se você gasta menos pode economizar mais!

Prioridade para economia preventiva

Primeiro, você deve se concentrar em suas economias preventivas. É ela quem vai atendê-lo em todos os imprevistos da vida cotidiana e infelizmente para nós esses gastos imprevistos não faltam, especialmente quando eles são importantes e você não pode esperar.

Sem essa economia preventiva, você começaria cavando problemas ainda maiores. Em seguida, para fazer créditos ao consumidor para cada uma dessas despesas imprevistas. 

E, como último recurso, você teria que renunciar totalmente a essas despesas. No final, você se encontra em uma situação delicada e com dívidas a pagar. Para evitá-lo, você precisa gerar economias eficazes por precaução que você pode usar quando precisar de dinheiro.

Sua meta de economia número 1 deve ser sua economia de precaução. Para usar nosso exemplo, essa meta usará seus 10% da receita economizada. No começo, você deve usar todos os seus esforços para economizar por precaução.

Quando estiver constituído, será necessário dar um impulso se tiver diminuído demais. Então você pode usar suas economias para coisas muito mais agradáveis.

Em seguida, vêm as outras duas economias. Quando sua rede de segurança for sólida, você pode seguir em frente e, em particular, reserve para seus vários projetos e para investir.

Economia de projeto ou economia de investimento

A economia do projeto será usada para economizar para financiar seus projetos pessoais. Por exemplo, as suas férias, a compra do seu futuro telefone celular ou o pagamento de presentes de Natal. As possibilidades são inúmeras e diferentes dependendo das pessoas. 

Enquanto a economia de investimento permitirá que você prepare com mais cautela, acumulando dinheiro antes de investir na bolsa de valores ou no mercado imobiliário.

Esses dois tipos de economia têm em comum o fato de serem apenas recipientes temporários. Assim que tiver dinheiro suficiente para seu projeto ou investimento, você poderá usá-lo.

Ambos são igualmente essenciais para ajudá-lo a se preparar para o futuro. Você deve, portanto, encontrar um equilíbrio em seu fluxo de economia mensal para cada um deles.

Um equilíbrio a ser encontrado entre projetos e investimentos para economizar

Temos que encontrar o equilíbrio certo entre esses dois tipos de economia. Sem esquecer que esse equilíbrio é dinâmico e muda de acordo com os períodos.

Para tomar o exemplo dos 10% da receita dedicados à sua poupança: você pode decidir fazer 50/50 e, portanto, colocar 5% em cada um.

Esta é uma boa ideia no início, mas depois o equilíbrio não é garantido. Por exemplo, se você tiver projetos que requerem menos energia do que seus investimentos, ou vice-versa.

Nesse caso, será necessário favorecer um dos dois para ter sucesso na conquista de seus objetivos. Não devemos esquecer que  nada está definido em pedra e que a distribuição pode mudar a qualquer momento.

Isso é particularmente o caso quando um novo projeto chega ou quando um investimento é feito. Hoje você pode muito bem estar em 6% para um e 4% para o outro, mas em 3 anos nada impedirá que o primeiro termine em 2% e o segundo em 8.

Para encontrar o equilíbrio certo, você precisa conhecer suas necessidades e seus objetivos. Se você conhece os projetos e investimentos que deseja fazer, é mais fácil, porque você pode dividir a quantidade de dinheiro de que precisa pelo tempo restante do evento.

Isso permitirá que você encontre a quantia mensal para economizar para cada um deles. Se você colocá-los juntos, saberá de quanto você precisa de economia a cada mês, bem como a distribuição geral entre seus diferentes projetos e investimentos.

Tudo o que você precisa fazer é direcionar seu fluxo de economia de acordo com esses resultados. 

Casos especiais

No papel, sempre parece simples e fácil, mas na realidade sempre há exceções. O primeiro diz respeito aos seus projetos e investimentos. Você pode ficar preso se o fluxo de economia mensal for menor do que as necessidades que você calculou.

Por exemplo, se você economizar R$200 por mês, mas seus projetos e investimentos requerem R$250…

Nesse caso, a duração deve ser estendida para reduzir a quantidade de economia mensal necessária. É a única alavanca à sua disposição porque você pode jogar no tempo ou no valor. E como você não pode alterar muito a quantidade, levará mais tempo.

Assim que atingir o valor necessário para um projeto ou investimento. Você pode usar seu fluxo de poupança para  impulsionar  outros ou um determinado.

Isso pode, por exemplo, permitir que você atinja seu objetivo antecipadamente para um investimento ou acompanhe o atraso no financiamento de um projeto para o qual você reduziu a alocação mensal.

A segunda exceção diz respeito à economia por precaução e à economia do projeto. Você tem uma nova opção se tiver mais de 80% de suas economias de precaução. Nesse caso, você pode usar metade de seu fluxo de economia mensal para reservar para seus projetos.

Isso evitará que você tenha de usar suas economias por precaução se um projeto chegar ao fim.

Assim, você continuará a garantir suas costas enquanto se prepara para o futuro.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...