Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma das maiores redes de farmácias do Brasil atualmente.
Criada em 1981, o negócio já tem uma longa caminhada e uma história de superação, organização e bom desempenho operacional. O modelo de negócio pode ser visto como varejo de especialidades.
O Boom de Farmácias no Brasil
Talvez você tenha percebido que a sua cidade sofreu um boom de farmácias abrindo, nos últimos anos várias redes cresceram, se consolidaram e começaram a implantar novas frentes e várias cidades pelo país.
Chega a ser engraçado, talvez na rua do hospital da sua cidade exista pelo menos duas que estão lado a lado, se tornou comum.
Este é um movimento natural, visto que as margens de produtos farmacêuticos tem uma margem alta, sendo assim as redes acabam implantando em várias regiões para tirar mercado dos seus concorrentes. Mesmo que aquela farmácia tenha prejuízo, ela serve como porta de novos clientes que iriam para a farmácia ao lado.
E como os maiores acabam conseguindo mais negócios, compram com maior facilidade e fidelizam na cabeça dos seus clientes a marca, acaba se tornando mais fácil se manter presente do que não ser lembrado na hora que mais precisa.
IPO das Drogarias Pague Menos
Em 2020 a empresa realizou o IPO, que é o movimento de colocar a empresa na bolsa de valores e dar conseguir mais investidores e mais dinheiro para ampliar ou melhorar as operações.
A Pague Menos se uniu a outra rede famosa que já estava na bolsa fazia muito tempo, a Raia Drogasil, ou RADL3.
Desde que listada em bolsa, a RADL3 entregou um dos maiores resultados aos sócios na B3, isso coloca sobre as Drogarias Pague Menos uma “expectativa”, será que ela fará o mesmo resultado ou conseguirá entregar lucro aos sócios?
Como investir na Pague Menos?
Para investir na empresa é preciso ter a conta numa corretora, uma corretora é um banco voltado para investimentos. É através delas que você tem acesso à bolsa de valores.
Tendo a conta, procure por PGMN3 que é o ticker da empresa na bolsa.
Ticker é o conjunto de siglas que designam o nome da empresa.
Enquanto eu escrevo estas linhas, cada ação da empresa custa R$3,88.
E é isso que você precisa desembolsar para comprar uma ação.