Com grande sucesso o programa de pontos Dotz, estreou sua ação nesta segunda-feira (31/05) na bolsa de valores brasileira. Logo após o seu lançamento, por volta das 10h20 (horário de Brasília), os papéis DOTZ3 subiam 11,89%, a R$ 14,77.
Dotz é um programa de fidelidade que permite acumular pontos para serem trocados por serviços e produtos.
Fundada em 2013, ela conta com mais de 48 milhões de membros. Os Dotz são como moedas que você vai acumulando ao utilizar os cartões da conta Dotz ou ao efetuar compras em estabelecimentos parceiros.
A estreia da empresa na bolsa se deu após uma movimentação abaixo do esperado na semana passada apenas para investidores profissionais, ao qual foram movimentados R$ 390,7 milhões de reais, com a IPO (oferta pública inicial) precificada a 13,20 reais.
A oferta restrita, coordenada por BTG Pactual, Itaú BBA, UBS BB e Credit Suisse, consistiu na distribuição pública primária de 29.600.000 papéis. Não houve colocação do lote adicional (de até 10.360.000 ações).
Essa foi uma oferta primária. Uma oferta primeira é quando são emitidas novas ações e o dinheiro vai para o caixa da companhia, e secundária, quando são ofertados papéis já existentes e os recursos vão para o bolso dos acionistas.
A companhia informou que os recursos líquidos provenientes da oferta serão destinados para investimentos na plataforma de tecnologia e digital Dotz, ampliação de participação da companhia nos negócios de fidelização e potenciais aquisições estratégicas.
Mas afinal, vale a pena investir no DOTZ3?
Quem desejava adquirir cotas da DOTZ3 já havia feito uma reserva antecipadamente através da corretora que investe.
Segundo analistas para o investidor encarar uma oferta pública desse nível, precisa ser mais experiente e ter conhecimento do que está comprando. Considerando ser uma empresa que está se consolidando ainda na bolsa, seria mais seguro comprar ações de empresas já listadas, porque as companhias tendem a ter mais histórico de números e a se comunicar melhor com o mercado.
Mas nada impede que por estarem ingressando recentemente no mercado, essas companhias não possam ter um futuro promissor pela frente.
Levando em conta o crescimento da empresa Dotz ao longo dos anos, pode-se acreditar que a empresa tenha um alto potencial de crescimento e bom retorno para os acionistas.