A Petrobrás informou que enviou na ultima sexta-feira uma carta para a BR Distribuidora e isso pode elevar os Dividendos da Petrobras.
A carta estava pedindo uma cooperação da empresa para programar uma oferta secundária visando à venda da sua participação de 37,5% na companhia. Ou seja, a Petrobrás quer se desfazer de toda a sua participação na BR Distribuidora.
Se essa oferta sair pelo valor estimado a Petrobras pode levantar cerca de 11 Bilhões e 700 milhões de reais.
A realização desse follow-up ou dessa oferta subsequente dessas ações está sujeita as condições de mercado e da aprovação de órgãos internos da Petrobrás e também da BR Distribuidora, além da analise da CVM que é a entidade que regula o mercado de capitais no Brasil.
A BR Distribuidora confirmou que recebeu esse pedido da Petrobrás, mas, disse que esse anúncio é meramente informativo.
Tanto a empresa quanto o mercado já tinham conhecimento dessa decisão da Petrobras.
Ela faz parte da estratégia da empresa para reduzir sua dívida e focar nas atividades de exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultra profunda como o Pré-sal.
A petroleira vinha esperando o momento ideal para fazer essa venda, porém até o momento não foram repassados mais informações de como será essa transação.
Depois dessas noticias, as ações da Petrobrás subiram em media de 1,5% a 2% pela manhã, e as ações da BR distribuidora também subiam por volta de 1,3% perto do meio dia.
Devido o volume alto de ações que vão ser oferecidas a BR Distribuidora pode sofrer uma pressão negativa, porém a saída total da Petrobrás é positiva para a BR Distribuidora já que isso reduz a influência política da Petrobrás sobre a BR.
A saída da Petrobrás acelera o processo de melhoria operacional inclusive com a renovação do conselho de administração da empresa.
Outro foco de noticias da Petrobrás no dia de hoje, é que a empresa está para receber uma média de 2,94 bilhões de dólares das suas sócias chinesas no campo de Búzios. Esse valor é referente à compensação total dos investimentos feitos pela brasileira no ativo, como resultado de acordo de coparticipação.
Segundo a petroleira, o campo de Búzios é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo.
A empresa apontou mais de 11 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) recuperáveis no ativo.
Para 2021 a Petrobras tem como meta atingir dívida bruta de 67 bilhões de dólares e 60 bilhões de dólares em 2022, o que permitiria ativar sua política de Dividendos da Petrobras com pagamentos adicionais.