HomeNotíciasDefinição de negociação no mercado de ações

Definição de negociação no mercado de ações

A negociação é uma atividade que hoje fascina cada vez mais indivíduos que desejam investir nos mercados de forma autônoma e independente. Mas antes de embarcar nesta atividade, você deve saber em que realmente consiste e como praticá-la nas melhores condições. Portanto, descubra aqui o que é negociação e como funciona esse tipo de investimento.  

Chamamos de “negociação” uma atividade de investimento nos mercados financeiros que visa comprar ativos como ações, índices, moedas, commodities ou criptomoedas, com o objetivo de revendê-los a um preço melhor posteriormente e obter um ganho de capital na diferença de preço.

Os horizontes de negociação variam de acordo com a estratégia do investidor e podem ser de curto, médio ou longo prazo. Assim, é possível negociar durante o dia, durante a semana ou durante vários meses.

A negociação é, portanto, uma atividade de alto risco e não será adequada para todos os perfis de investidores. É por isso que é necessário entender os elementos que dizem respeito ao funcionamento do mercado de ações e financeiro, tais como:

  • O horário de negociação dos diferentes ativos
  • Os fatores que influenciam a evolução do seu curso
  • Taxas e spreads cobrados por corretores e corretoras
  • As ordens que você pode usar para assumir suas posições de compra ou venda
  • Os diferentes tipos de análise, como análise técnica e análise fundamental

O que é necessário para a prática de negociação?

A negociação é uma atividade que realmente requer muito pouco equipamento. Portanto, não é necessário equipar-se com um computador sofisticado e muito caro para iniciar. De fato, tudo o que você precisa é de um computador conectado à Internet com potencialmente uma segunda tela para ter todo o conforto necessário para negociar.

Este material básico será útil para realizar análises dos diversos ativos nos quais você investe e para colocar seus pedidos no mercado.

Assim e se ainda não estiver equipado com este equipamento, um orçamento para a compra de um computador de alta performance é um bom começo. O software de negociação funciona em todos os dispositivos, mesmo nos básicos.

Como aprender sobre negociação quando você começa?

Para iniciar uma atividade de negociação, também é necessário praticar previamente com uma conta demo. Claro, esta etapa vem após a etapa de treinamento teórico que você deve seguir para garantir que você entenda completamente como funciona a negociação.

Esta conta de prática permitirá que você teste suas estratégias e aprenda a usar uma plataforma de negociação online. Lembre-se de que é acima de tudo a experiência que permitirá que você se torne um investidor eficaz. 

A duração do uso desta conta demo antes de mudar para uma conta real dependerá do seu conhecimento e do tempo que você dedicará ao seu treinamento. Alguns investidores conseguem se familiarizar com a plataforma testada em algumas semanas, enquanto outros exigem vários meses de treinamento.

Dependendo da sua estratégia, aponte para um objetivo que seja alcançável. Pode ser um ganho de 5% ou 10% ou 20% e só mudar para o modo de investimento real se se sentir capaz.

Quanto capital é necessário para negociar?

O capital que você investirá na negociação terá uma forte influência na sua capacidade de se tornar lucrativo.

Muito pouco capital pode de fato fazer você parar esta atividade rapidamente porque é comum registrar perdas de capital durante a passagem das primeiras ordens. Assim e com um capital inferior a R$1.000, terá poucas hipóteses de sucesso na negociação.

De fato, é inútil esperar dobrar seu capital inicial investindo apenas uma pequena quantia como algumas centenas de euros, porque é improvável, mesmo se você for um bom investidor, conseguir gerar um ganho de 100%.

Por fim, e mesmo que invista um mínimo de R$1.000, terá de aplicar uma boa gestão do seu capital limitando os riscos. Os investidores mais experientes não investem mais de 1 a 2% do seu capital por operação. Essa técnica permitirá que você sustente mais perdas seguidas sem que sua conta vá para zero.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...