Escutamos muito falar sobre criptomoedas e esse tem se mostrado um bom investimento devido a sua supervalorização ao longo dos anos. Temos como exemplo o Bitcoin, que por mais que tenha sofrido algumas quedas nas ultimas semanas, essa cripto cresceu muito desde a sua criação.
No começo de 2017, um Bitcoin valia por volta de 1.000 Dólares. Hoje ele está valendo 34.310 dólares. Mas afinal, você sabe o que é uma criptomoeda e como elas surgiram?
As criptomoedas foram criadas por matemáticos, economistas e cientistas da computação para que o dinheiro seja convertido em algo digital. Elas vêm sido desenvolvidas desde a década de 80, porém só saíram do papel em 2008.
Durante boa parte do século 19, as moedas tinham seu valor atrelado ao dos seus metais preciosos (prata ou ouro). Conforme foi aumentando a demanda, ficou difícil conseguir grande quantidade desses metais. Foi aonde teve inicio a Moeda Fiduciária, em que o valor depende do desempenho dos bancos centrais de cada país e de sua politica econômica.
Conforme o que acontece no governo a moeda sofre alterações. Por isso percebemos a alta ou queda do dólar constantemente. Essa é uma boa diferenciação das criptos, pois elas não sofrem essa alteração, não dependem do governo e sim das pessoas que estão usando.
As criptomoedas são uma sequência de códigos, que se diferem um do outro. Funcionam como neurônios. Conforme ocorre um investimento, todos os códigos sofrem uma alteração.
As cripto são avaliadas dentro de uma tecnologia chamada “Blockchain”. O Bockchain funciona como um livro razão que contém registros de todas as transações já ocorrias da criptomoeda na qual ela dá suporte. É um código aberto com eterna mutação.
O sistema de blockchain funciona por vários computadores de forma independente, então não tem como uma pessoa atacar um blockchain. Resumindo, é impossível um hacker invadir o blockchain, porque ele não tem uma central, ele esta em todos os lugares e em vários computadores ao mesmo tempo.
Além disso, esse é um sistema muito transparente, sendo possível verificar todas as transações que acontecem no mundo. Não é possível conferir, por exemplo, quem fez determinada transação, mas é possível acompanhar o valor e de qual país foi realizada.
Hoje já existem mais de nove mil criptomoedas no mundo. As sete maiores moedas do planeta são:
- Bitcoin
- Ethereum
- Binance Coin
- XRP
- Theter
- Cardano
- Dogecoin
No Brasil também foram criadas algumas criptos, entre: ZCore, Blood Donation Coin e Niobio Cash. Claro que se tratando de Brasil, o bom humor não pode ficar de fora nem quando se fala em investimentos. Recentemente foi lançada a Vira-lata Finance, uma cripto inspirada nos vira-latas caramelo encontrados em toda esquina do país.
Outra cripto que mais parece meme é a Banana Coin, uma criptomoeda cujo valor é atrelado ao preço do quilo da banana. Esse projeto foi liderado por uma equipe de empresários russos que queriam arrecadar fundos para expandir uma plantação ecologicamente correta e bananas na província de Vientiane, Laos.