HomeNotíciasComo realmente viver de seus investimentos

Como realmente viver de seus investimentos

Acordar de manhã, conectar-se ao seu laptop e movimentar seus bens em busca de lucro como profissão é o seu sonho? Você realmente gostaria que gerenciar seus investimentos se tornasse seu trabalho e, portanto, o fluxo de renda de seus investimentos se tornasse sua renda? Veja como viver de seus investimentos. 

1. Quais serão os fluxos de nossos investimentos?

Vamos direto ao ponto da questão, sem nos perdermos em divagações inúteis. Para viver de seus investimentos, essencialmente dois fluxos de caixa devem ser necessários:

  • Dividendos
  • Ganhos de capital

No entanto, os ganhos de capital têm um problema: podem ser muito altos, mas são altamente irregulares. Se você vive disso de seus investimentos, deve necessariamente considerar esse aspecto.

Então, isso significa que devemos nos concentrar apenas nos juros dos títulos ou nos dividendos das ações? Em parte, sim. Por uma simples razão.

Se temos que viver de nossos investimentos, portanto, pagar nossas contas, pagar comida, pagar roupas, não podemos admitir que esse dinheiro venha apenas de fluxos irregulares de renda, como ganhos de capital (que poderiam até não ser gerados anos), mas devemos contar com fluxos de renda bastante previsíveis e não muito fechados.

Ao mesmo tempo, porém, devemos lembrar que um patrimônio que distribui apenas dividendos e juros se deprecia ao longo do tempo, tanto nominalmente (porque tiramos desses recursos) quanto efetivamente, devido à inflação.

Se nosso capital se deprecia, nossa própria fonte de retorno é deprimida: portanto, devemos investir em ativos que dão cupons, mas, ao mesmo tempo, esperar ativos que também façam o capital crescer.

Há outro ponto fundamental a ser levado em consideração, a saber, o risco: se fugirmos de nossos investimentos, não podemos investir em ativos muito voláteis, apenas em ações, criptomoedas, por exemplo, mas devemos prever uma carteira bastante diversificada e moderadamente arriscada, especialmente na parte que nos dará o dinheiro para viver.

2. Dinheiro necessário e estratégia – viver de seus investimentos

Vamos supor que precisamos, para nós e para nossa família, de um total de 50.000 reais líquidos por ano para viver: vamos supor que estamos construindo uma carteira diversificada em ações, títulos, commodities e dinheiro, que têm ambos títulos que destacam cupons dentro, tanto ações que fazem o capital crescer.

No geral, poderíamos pensar em dividir nosso portfólio em duas partes, com dois objetivos diferentes (incluindo retornos):

  1. a) 60% dedicados a cupões para viver, com risco médio/baixo, sobre os quais se pretender um retorno substancialmente médio/baixo;
  2. b) 40% dedicados a ganhos de capital para reavaliar o capital, com risco um pouco maior.

O capital da Parte 1 terá , portanto, que gerar pelo menos 71.000 reais por ano (considerando cerca de 30% de impostos) que, à taxa de retorno assumida dos cupons de 3,5%, deverá provir de ativos de pelo menos 2 milhões de reais.

O capital da Parte 2 deve ser igual a cerca de 1 milhão / 1 milhão e 200K e pode ser investido de forma um pouco mais arriscada, porque nosso sustento não virá dessa parte do capital, e podemos apontar para 6,0% por ano: com o tempo, dará fluxos de caixa adicionais e fará com que o capital cresça ainda mais.

Por exemplo, se a primeira parte de nossos ativos for investida em Títulos Públicos, títulos corporativos bastante seguros, juntamente com algumas ações que têm um histórico importante de dividendos pagos aos seus acionistas, a outra parte da carteira poderia ser incorporada em ETFs.

Dos cálculos feitos acima, seriam necessários cerca de 3/3,5 milhões de reais para poder ser um investidor profissional: não um valor impossível de alcançar, mas não um valor tão baixo a ponto de pensar que você pode viver com seus próprios investimentos com 50 mil reais no banco ou, pior, negociando com 1.000 reais por dia.

Isso quer dizer que, por um lado, todos podemos nos comprometer a atingir esse objetivo de vida, economizando, acumulando e investindo para alcançar o capital necessário para viver de seus investimentos. 

Mas, por outro lado, nunca devemos cair na armadilha e na crença de que isso é possível com pouco dinheiro, rapidamente e com as técnicas que estão rodando na web há muito tempo.

Além disso, devemos também notar que esta estratégia é muito prudente e, portanto, com mais risco associado, menos capital também pode ser necessário.

Portanto, não serão necessárias técnicas de investimento muito sofisticadas para ter sucesso no intento que estamos discutindo hoje, mas bastará paciência, perseverança e dedicação para alcançar o capital necessário.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...