Investir na bolsa de valores não é um investimento financeiro natural para os brasileiros. Risco de perda, falta de educação financeira ou tempo para comprar ações de empresas… Investir na bolsa de valores é tão complicado? Explicações e funcionamento da Bolsa de Valores para iniciantes.
A Bolsa de Valores, definição
O investimento na bolsa de valores é, antes de mais nada, sinônimo de compra de ações, uma vez que uma ação é um título que representa uma parte do capital de uma empresa. A Bolsa de Valores é o confronto entre oferta e demanda por ações.
Quando a demanda (os títulos que os compradores desejam adquirir) é maior do que a oferta (os estoques colocados à venda), o estoque sobe. Inversamente e vice-versa. Fora dos períodos em que uma empresa é objeto de uma oferta pública de aquisição (oferta pública de aquisição), o preço de uma ação (falamos de preço de mercado de ações) pode, portanto, sofrer fortes aumentos ou diminuições.
Quando uma empresa está listada em bolsa de valores, suas ações podem ser negociadas de forma anônima, sem que o comprador e o vendedor precisem se conhecer ou se encontrar fisicamente, por meio de uma plataforma de negociação informatizada.
Investir na bolsa de valores: o que faz o valor de uma ação subir ou descer
O preço de mercado de ações, também chamado de cotação, é o preço de equilíbrio de uma ação determinado pelo encontro de ofertas de venda com ofertas de compra. Um grande número de fatores pode influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento de um preço de mercado de ações para investir na bolsa de valores.
Aqui está uma lista de elementos que podem aumentar ou diminuir o valor de um título:
- os resultados financeiros da empresa emissora das ações. Embora em alta, os ganhos abaixo das expectativas dos analistas financeiros podem causar uma correção para baixo acentuada no valor de uma ação,
- a revisão para cima ou para baixo das previsões de lucros da empresa. No caso de uma correção para baixo, falamos de um aviso de lucro (aviso sobre os resultados esperados) ou um aviso de vendas (aviso sobre o nível de atividade previsto),
- anúncio pela empresa da aquisição de outra empresa concorrente ou complementar,
- o anúncio de uma transferência de ativos, o adiamento ou cancelamento de um projeto, ganho ou perda de um grande contrato,
- o anúncio de um aumento de capital, muitas vezes mal recebido,
- anúncio de uma listagem na bolsa de valores em um mercado estrangeiro como o Nasdaq (geralmente bem visto para empresas de biotecnologia, uma vez que as avaliações são mais altas lá),
- mudanças no preço das matérias-primas e / ou moedas,
- a publicação de informações importantes sobre a vida da empresa na imprensa, de caráter geral, econômico ou financeiro,
Outras razões – bolsa de valores
A perspectiva de uma compra da empresa, dando origem a uma oferta pública de aquisição amigável ou hostil (oferta pública de aquisição) dependendo das intenções e relações do comprador com os acionistas em vigor. Às vezes a informação é bem fundamentada, às vezes não e o preço da bolsa pode evoluir por causa de um simples boato de mercado.
- a compra ou venda de um número significativo de ações por um familiar ou acionista institucional (financeiro, sócio ou não da empresa),
- a publicação de informação sobre o setor de atividade da empresa cotada (resultados financeiros de um concorrente, etc.),
- a distribuição de uma nota de analista financeiro que pode precisar alterar sua recomendação (compra, venda) e seu preço-alvo para um título,
- a tendência geral dos mercados de ações, ela própria guiada por toda uma série de elementos e eventos no nível financeiro (política monetária de um banco central ou bancos centrais), econômico (economia mundial, ou em uma área geográfica particular), político (eleitorais resultados), geopolítica (guerra, tensões entre estados)
Essas causas podem, portanto, ser internas ou externas à empresa emissora das ações.
Vale a pena investir no mercado de ações? É difícil como dizem? Quanto dinheiro é necessário para começar?
Sejamos realistas: o mercado de ações é um sonho para muitos aspirantes a investidores que muitas vezes pensam que é complicado ou que é preciso um capital muito alto para começar e, portanto, desistem.
Outros aspirantes a investidores começam, mas para eles o sonho rapidamente se transforma em pesadelo com a perda, total ou parcial, do capital inicialmente investido.
Em primeiro lugar, precisamos entender o que significa investir no mercado de ações. A Bolsa de Valores é um mercado financeiro regulamentado onde as ações são cotadas.
Comprar ações significa comprar uma parte do capital de uma empresa. Possuir uma ação dá a você o direito de receber uma parte correspondente dos dividendos da empresa. Em teoria, quem possui ações de uma empresa tem o direito de contribuir para a governança da empresa participando das assembleias de acionistas.
Na verdade, porém, os pequenos acionistas não têm poder e sua participação nas assembleias é praticamente inútil. Os poucos que ousam falar (têm direito) são considerados parte do folclore local e ridicularizados.
Investir no mercado de ações significa obter lucros financeiros comprando e vendendo ações listadas.
Investindo no mercado de ações: vantagens e desvantagens
Portanto, sabemos mais sobre como começar a investir no mercado e como abrir uma conta por meio de uma corretora. Mas vale a pena insistir em um ponto importante que é se a negociação no mercado de ações será uma atividade adequada para você.
Para fazer isso, examinaremos agora os prós e os contras de investir no mercado de ações.
Benefícios
- Prepare-se para o futuro colocando suas economias para trabalhar
- Obtenha um retorno de investimento atraente
- Aproveite a melhor maneira de ficar à frente da inflação
- Beneficie-se do poder dos juros compostos
- Baixas taxas de gerenciamento, custódia ou gerenciamento de contas
- Dividendos recebidos quando você investe em empresas
- Mercados financeiros facilmente acessíveis em todo o mundo
Desvantagens
- Saber como lidar com certos riscos e golpes
- Encontrar o ativo certo para investir na internet pode levar tempo