Existem duas razões principais para investir em ações em 2022. Em primeiro lugar, investir no mercado de ações significa investir na economia real para se tornar um membro ativo e participar do desenvolvimento das sociedades.
Uma empresa que emite ações vende ações de seu capital para investidores para levantar fundos para financiar seu crescimento. Esse dinheiro poderia, por exemplo, ser usado para desenvolver internacionalmente, lançar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar novos produtos ou melhorar produtos já comercializados, contratar pessoal etc.
Assim, investir na bolsa é também e sobretudo tirar partido da rentabilidade muito atrativa que esta classe de ativos proporciona a longo prazo. O desempenho das ações de 10 ou 30 anos as torna a classe de ativos mais lucrativa no longo prazo.
Assim, de acordo com o Instituto da Poupança Imobiliária e Fundiária, no final de 2018, as ações renderam em média e a cada ano 9,1% em 10 anos e 6,5% em 15 anos, desempenhos que se elevam para 8,3% em 30 anos e 13,7% acima de 40 anos.
Tenha cuidado, mesmo assim, para ter sucesso no mercado de ações e se posicionar nas ações mais atraentes, você deve se familiarizar com os mercados financeiros e seguir algumas dicas para ter esperança de manter e gerenciar uma carteira com um bom retorno no que diz respeito o risco.
Ações da bolsa
A Bolsa de Valores é um lugar intangível onde as ações são compradas e vendidas. Podemos, portanto, dizer que é um mercado onde as ações da empresa são trocadas por dinheiro.
A Bolsa de Valores está aberta a todos e todos podem comprar ou vender ações lá: pessoas físicas, mas também bancos, seguradoras, fundos de pensão e também empresas que podem comprar ou vender suas próprias ações ou ações de outras empresas.
Investir em ações em 2022
Uma ação é uma ação da empresa que a emitiu. É, portanto, um título de propriedade de uma fração de uma empresa.
Quando um investidor compra uma ação de uma empresa, ele se torna um acionista da empresa. O acionista detém, assim, uma parte do capital social da empresa. Como resultado, o investidor tem direito aos ativos e aos lucros da empresa da qual é acionista.
IPO
Uma empresa faz seu IPO quando emite ações e as vende para financiar seu desenvolvimento. O investidor pode comprar ações diretamente de uma empresa durante sua oferta pública inicial ou IPO (Initial Public Offering) – falamos então de mercado primário – mas o investidor também pode comprar ações já listadas na bolsa de valores, então compra no secundário mercado, compre diretamente na Bolsa de Valores.
Dividendo
O dividendo é o pagamento aos acionistas pela empresa de uma parte de seus lucros. A empresa pode optar por reinvestir seus lucros em seu desenvolvimento ou compartilhá-los com os acionistas.
O importante é saber que quando o dividendo é pago, o valor é “desvinculado” do valor da ação para evitar que os investidores se beneficiem apenas com o pagamento do dividendo. Ótima opção para investir em ações em 2022.
ETFs
Os ETFs são fundos de investimento listados em bolsa de valores (Exchange Traded Fund). Eles são negociados no mercado de ações como uma ação, podem pagar dividendos (ou não) e permitem que você invista em várias centenas de ações por meio de uma única ordem de mercado de ações.
Títulos
Os títulos são títulos de dívida corporativa. Uma empresa emite um título como se pudéssemos solicitar crédito. O investidor recebe juros mensais (cupom) correspondentes à taxa de captação determinada.
Índice de ações
Um índice de bolsa é uma carteira imaginária destinada a avaliar os preços de um setor ou de uma área geográfica, por exemplo. Na maioria das vezes, é usado para agrupar as ações mais importantes de um determinado mercado de ações, como o Nikkei no Japão, o S&P 500 nos Estados Unidos ou o CAC 40 na França.