Sabemos que no mundo dos investimentos, a renda variável é uma das mais temidas por uns ou as mais quistas por outros. Ela pode levar você a ter altos lucros ou até mesmo por tudo a perder!
Por essa razão, você vai precisar entender o que é esse tipo de investimento, se o seu perfil de investidor se adequa a essa prática e quais os benefícios que os investimentos variáveis podem trazer para a sua carteira.
Renda fixa x Renda variável
A maioria das pessoas iniciam os seus investimentos através da renda fixa, que nada mais é do que:
- Tesouro direto;
- CDB’s.
Mas depois de um tempo, os investidores percebem que têm maiores potenciais de ganho com a renda variável, já que os rendimentos são maiores. No entanto, apesar de viabilizar mais dinheiro, muitas vezes num menor período, a renda variável é mais arriscada, pois você pode botar tudo a perder.
Veja a seguir, alguns tipos de investimentos variáveis:
- Ações;
- Fundos imobiliários.
Portanto, é necessário ir para esse tipo de investimento com a mentalidade correta e ter a certeza que inicialmente, você vai errar. Então a dica é: erre, mas erre com pouco dinheiro. Desta forma, você vai conseguir alavancar os seus ganhos e estar mais perto da riqueza que deseja!
Qual seu perfil de investidor?
E como saber se já está pronto para fazer esse tipo de investimento? É necessário ter uma boa análise e entender qual é o seu perfil de investidor, como sua mente funciona com os altos e baixos da renda fixa e controlar as emoções. Para caminhar na renda variável, é necessário ter calma e sabedoria! Veja a seguir os perfis:
Agressivo
É o perfil ideal para investir em renda variável. Essa pessoa topa correr riscos maiores e até perder dinheiro, para que no longo prazo, consiga lucrar muito mais. A busca por investimentos cada vez mais rentáveis, faz esse perfil ser um devorador de ações!
Moderado
O perfil de um investidor moderado geralmente tem maior parte dos seus investimentos em renda fixa. No entanto, ele não deixa de aplicar o seu dinheiro em renda variável que tenha uma segurança e maior potencial de ganhos. Esse tipo de perfil preza por um equilíbrio entre a renda fixa e variável.
Conservador
Esse perfil é o menos indicado para os investimentos em renda variável, pois ele não aceita correr riscos e muito menos perder dinheiro, seja no longo ou curto prazo. Portanto, quem tem essa mentalidade, cuidado ao se aventurar no mundo variável, pois te trará fortes emoções!
Diversificando a sua carteira
No fim das contas, o importante é saber diversificar a carteira. Que nada mais é do que ter alguns investimentos seguros e outros nem tanto e consequentemente, nunca deixar seu dinheiro em um lugar só. Portanto, para se aventurar na renda variável, preze por:
- Ter uma reserva de emergência em um investimento seguro;
- Ter aplicações em diversas fontes de renda variável;
- Se for um perfil moderado a conservador, opte por investir um dinheiro que poderá ser retirado a longo prazo;
- Escolha boas empresas, consolidadas, para investir em ações;
- Estude renda variável.
E principalmente, deixe seu dinheiro em diversos investimentos, seja ele qual for. Pois dessa forma, você nunca vai só perder ou só ganhar! O equilíbrio é fundamental, porque a grande verdade, é que quando for fechar a conta, ninguém quer perder dinheiro!