“A hora de comprar é quando o sangue corre pelas ruas”, disse o barão Rothschild. Uma maneira de dizer que investir em tempos de crise ou após uma correção profunda é uma estratégia atraente, principalmente para investimentos de longo prazo.
Os argumentos para investir em tempos de crise
Ganhando depois de uma crise, o que a história nos diz? Mas quando os preços das ações voltam a subir? Como se posicionar no mercado agora? De acordo com o milagre de Omaha, para ter sucesso no negócio de investimentos “você só precisa ter medo quando os outros são gananciosos, e ser ganancioso quando os outros têm medo”.
Mas existem dados objetivos que corroboram essas visões? Como momentos de incerteza financeira podem proporcionar oportunidades no mercado de ações? E o que precisa ser feito para aproveitar ao máximo esses tempos desfavoráveis?
O que a história nos diz?
Desde 1980, houve 7 fases do mercado decrescente. Ao final desses períodos de nebulização, os mercados sempre voltaram a crescer. Vendo-os em um gráfico, mesmo crises financeiras famosas como as de 1987 e 2008 assumem proporções diferentes.
Nos momentos de grande crise, mas também nos de grande euforia com dinâmicas opostas, as cotações costumam estar decididamente deprimidas, muito além das expectativas de perdas de receitas nos balanços das diversas empresas.
Assim, dado que mesmo graficamente, a história diz-nos que depois de uma fase de correção os mercados voltam a crescer. Aqueles com dinheiro e uma perspectiva de investimento a médio e longo prazo podem também começar a considerar uma estratégia de entrar no mercado e investir em tempos de crise.
Mas quando os preços das ações voltam a subir? Lembrando que “os mercados descontam as expectativas dos investidores”. Assim, o preço da ação subirá novamente na ocorrência de dois eventos: a incerteza que agora reina sobre nossa capacidade de controlar a epidemia e as consequências econômicas reais devem ser eliminadas, assim como todos os fatores de risco financeiro; a economia terá de estar em condições de recuperar.
O último ponto, em particular, é fundamental. Os mercados de ações são rápidos. Eles não vão esperar para ver o sinal de mais no PIB mundial para voltar a crescer. Eles estão começando a ganhar posições novamente seguindo a expectativa de uma recuperação econômica.
Como se posicionar no mercado agora? Embora seja muito cedo para prever quando uma recuperação econômica pode ocorrer, também é verdade que os melhores resultados podem ser alcançados se você começar a se posicionar cedo. Assim, os especialistas salientam que quem tem oportunidade de entrar nos mercados deve fazê-lo “com antevisão e para proteger e aumentar o seu patrimônio num horizonte de médio-longo prazo”.