Para você conseguir dolarizar a carteira, o princípio é o mesmo dos reais. Saiba diversificar a sua carteira e comece a investir em investimentos seguros e estáveis. Além disso, é uma boa maneira de manter o seu dinheiro rendendo em uma moeda segura e mais estável do que o próprio real!
Dolarizar a Carteira: um jeito seguro de diversificar
Quando um investidor iniciante ou experiente, decide trazer dólares para a sua carteira, essa ação é muito benéfica para deixar os seus investimentos seguros, afinal, em uma moeda que não tem tantos altos e baixos, como o Real.
E para começar, você precisa ter um boa corretora, que dê segurança para fazer os investimentos. Essas corretoras, podem ser:
- Diretas: falam com os clientes diretamente;
- Por fim, indiretas: fazem a mediação entre os clientes e outras corretoras. O que pode ser mais arriscado.
Portanto, foque em encontrar uma grande corretora direta, indicada por grandes investidores, para não ter problemas no futuro! Veja a seguir, como é possível trazer o dólar para a sua carteira.
Preciso abrir conta no exterior para investir em dólar?
A resposta para essa questão é muito simples! Não é necessário abrir contas no exterior caso tenha receio, medo ou seja iniciante nesse assunto. Através das empresas exportadoras, é possível investir em dólar e ter seus rendimentos ainda mais otimizados.
As empresas exportadoras, são empresas grandes que têm as suas receitas dolarizadas. E contam com um número considerável de clientes, maximizando-as e fazendo que sejam seguros investimentos. Portanto, não deixe de diversificar a sua carteira nas empresas exportadoras.
Como funcionam os fundos cambiais?
Os fundos cambiais, é um meio de trazer o dólar e diversificar a carteira. O modo como esses fundos operam, é investindo em média de 80% do seu dinheiro em ativos, relacionados a moedas internacionais.
Sem dúvidas, a moeda mais escolhida para os fundos cambiais é o dólar, pelo bom andamento que tem os investimentos americanos.
E o que acontece com os 20% dos fundos cambiais?
Os fundos cambiais não costumam investir 100% do dinheiro nos ativos, as famosas ações. Eles costumam deixar cerca de 20% do capital em renda fixa, que são considerados investimentos mais conservadores. Pois, dessa forma traz uma maior segurança e equilíbrio, caso haja volatilidade nos outros 80%!
Mas os investimentos nos fundos cambiais são feitos por meio da moeda brasileira. E as moedas internacionais são para trazerem uma média de como está funcionando esses fundos cambiais!
O novo queridinho dos investimentos no Brasil!
A sigla BDR significa “Brazilian Depositary Receipts” e traz títulos dolarizados, que são feitos no Brasil, através da B3. E por serem realizados dentro do nosso país, os investimentos são feitos em reais e não é necessário ter uma conta no exterior.
Mas pontos que é necessário estar atento, são:
- As tributações são feitas com as regras brasileiras;
- São recentes no Brasil e ainda não tem boa liquidez dos investidores.
Mas os BDRs se tornaram os preferidos do momento, pois foi aprovado para os varejistas fazerem acordos e negociações, dando um grande crescimento desses investimentos no país.
REITs: Entenda como funciona
O REIT significa Real Estate Investment Trust, que é um tipo de investimento americano voltado para o setor imobiliário. Mas para ter essa diversificação em sua carteira é necessário:
- Ter um conta no exterior;
- Investir através de uma BDR de REITs;
- Bem como, a empresa precisa ter 75% dos ativos nesse tipo de investimento;
- Repassar 90% dos lucros as pessoas que investem na empresa em forma de dividendos.
Os REITs, são estruturados por empresas de imóveis que querem gerar mais rendas! Então, se quiser investir no setor imobiliário em dólar, esse é o melhor caminho.
Aproveite essas dicas de investimentos dolarizados e escolha o melhor para diversificar e conseguir trazer uma maior estabilidade e rentabilidade para a sua carteira, pois a moeda norte-americana não é tão volátil, quanto a brasileira.