Se você pudesse comprar um cupom de 100 reais por 80 reais, não compraria? Isso significaria ganhar 20 reais de uma só vez. Aqui, o investimento em valor é um pouco da mesma coisa. Não exatamente a mesma coisa, no entanto, porque tudo é mais complexo do que isso. Sendo assim, como fazer um comparação com ações subvalorizadas?
As operações de Value Investing envolvem o risco de errar e a paciência de esperar, mas a substância é semelhante, ou seja, comprar empresas subavaliadas que com o tempo o mercado se valorizará adequadamente e retornará aos seus “verdadeiros” patamares.
Resumindo, gaste 80 hoje para ter 100 em pouco tempo. Mas como saber se uma ação está desvalorizada? Não há uma resposta unívoca, até porque não há acordo entre os analistas nem mesmo sobre qual é o verdadeiro valor de uma empresa. Existem diferentes escolas de pensamento, diferentes fórmulas, diferentes tentativas.
Mas ainda não há uma resposta precisa. Então você tem que se virar, considerar variáveis quantitativas e qualitativas e aprender a fazer suas próprias análises. Benjamin Graham, por exemplo, professor de Warren Buffett e pai do Value Investing, não considerava um valor preciso em suas operações, mas uma faixa de valores, e com relação a essa faixa decidia se uma empresa estava subvalorizada ou não.
Uma das ideias centrais do Value Investing é que as ações às vezes são desvalorizadas pelo mercado. Pode haver muitas razões, mas as seguintes são as mais comuns:
Expectativas perdidas nas ações subvalorizadas
Se os resultados trimestrais forem menos positivos do que o mercado esperava, então as ações podem cair mais do que as condições de negócios da empresa exigiriam. Os mercados colapsam e depois corrigem – Se todo o mercado entrar em colapso, então é possível que existam algumas empresas muito boas e subvalorizadas na pilha.
E geralmente, após um colapso, haverá uma recuperação. A menos que haja situações realmente dramáticas, como a crise de 29 e a última recessão de 2007. Nesses casos, você realmente precisa se armar com muita paciência.
Más notícias
Como quando uma ação não responde às expectativas dos analistas, as más notícias podem ter um efeito tão negativo a ponto de empurrar os preços para níveis (baixos) que não podem ser justificados pela condição real de negócios da empresa.
Flutuações cíclicas – alguns setores apresentam melhor desempenho em determinados estágios do ciclo de negócios. E setores que não são favorecidos pelo ciclo econômico na fase atual podem ter ações subvalorizadas dentro deles.
Considere apenas os mercados que você entende
Muitas vezes acontece que os investidores compram ações de empresas que não entendem, das quais não entendem como ganhar ou a dinâmica geral do setor ao qual pertencem.
Mas uma das regras mais importantes para quem quer investir em empresas subavaliadas é justamente focar nos setores e empresas que conhece adequadamente. Esta é a única maneira de ter uma ideia de qual pode ser o seu verdadeiro valor.