Você deve primeiro saber como economizar antes de poder investir e alcançar a liberdade financeira. Parece óbvio, mas quase todo mundo quer começar a investir e ganhar dinheiro o mais rápido possível. Investir em qualquer coisa pensando que dará certo, sem saber, é procurar problemas.
E ser mais rico do que no ano passado, sem meta ou objetivo, não significa nada se você não souber o que vai fazer com esse dinheiro.
Alcançando a liberdade financeira
Então como? E sobretudo, por onde começar?
1. Seu plano para liberdade financeira
Não há segredo. É como quando você pega a estrada: você chega lá muito mais rápido se tiver um mapa da rota. Nada muito complicado, apenas o esboço de seus projetos futuros. E então é muito mais motivador e muito mais fácil quando você tem um objetivo a alcançar!
É muito pessoal, então, obviamente, seu plano deve ser diferente de algumas pessoas. Pergunte a si mesmo quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo. O ideal seria atribuir-lhe também um horizonte temporal. Isso tornará mais fácil para você determinar qual abordagem financeira será melhor para sua situação pessoal.
2. Aprenda a administrar seu dinheiro
Para onde vai todo o seu dinheiro? E quantos você costuma ter no final de cada mês? Você ficaria surpreso com quantas pessoas não sabem as respostas para essas perguntas.
Para alcançar a liberdade financeira, é essencial traçar uma imagem honesta de sua situação. Para fazer isso, basta anotar cada entrada e saída de dinheiro.
E com telefones celulares, é fácil agora. Nós sempre o temos conosco e há muitos aplicativos para acompanhar suas despesas. Leva apenas 5 segundos para inserir uma despesa, não mais do que uma mensagem de texto.
No final do mês, reserve 10 minutos para calcular a soma de suas despesas, receitas e o que sobrar depois disso.
Você pode então determinar claramente sua taxa de poupança e ver se está no caminho certo.
3. Limpe suas finanças.
Cuidado com pequenos gastos, mesmo um pequeno vazamento pode afundar o maior dos navios. –Benjamin Franklin
Revise cada uma dessas despesas, especialmente as mensais, como assinaturas. Pergunte a si mesmo se é possível reduzir esses valores, ou até mesmo eliminá-los. É fácil perder a conta de todas aquelas pequenas despesas que somam muito.
4. Liquide suas dívidas
Cartão de crédito, empréstimo pessoal, empréstimo de carro, dívida estudantil, entre outros. Em suma, todas as formas de dívida. Livre-se deles o mais rápido possível! Comece com aqueles com a maior taxa de juros e não economize! Isto é uma emergência. Uma vez livre de dívidas, permaneça assim.
5. A poupança de segurança
Depois disso, providencie uma poupança de segurança. Lembre-se, investir não faz sentido se você tiver que vender com prejuízo quando ocorrer uma emergência! Isto é uma receita para o desastre!
Em geral, estamos falando do equivalente a 3 a 6 meses de despesas mensais. Obviamente, isso vai variar dependendo da sua situação.
Obviamente, a poupança de segurança não se destina a proporcionar ótimas férias! Este dinheiro só é usado em caso de falha financeira. Está lá para evitar que você mergulhe em seus investimentos quando ocorrer um golpe duro.
6. Invista na liberdade financeira, finalmente!
Finalmente vem a etapa de investir seu dinheiro suado. Determine, em primeiro lugar, que tipo de produto financeiro é mais adequado para você. Inspire-se em seu plano financeiro na etapa 1. Porque a cada horizonte temporal corresponde uma estratégia de investimento diferente.