HomeNotíciasCommodities - o que são commodities?

Commodities – o que são commodities?

Se você começou a pesquisar sobre possibilidades de investimentos há pouco tempo, já se deparou com a palavra Commodity em algum momento. Mas, O que são commodities?

Apesar de parecer uma palavra difícil e remeter a um investimento internacional, saiba que as commodities estão mais presentes no nosso dia-a-dia do que você pode imaginar.

COMMODITIES: é uma palavra em inglês sendo o plural de commodity que significa mercadoria. Esta palavra é usada para descrever produtos de baixo valor agregado.
Eles são produtos de origem primária comercializados nas bolsas de mercadorias e valores de todo o mundo e que possuem grande valor comercial e estratégico.

Esses bens não sofrem processos de alteração, e não se diferenciam muito um dos outros. Exemplo: frutas, legumes, grãos, metais e etc.

Muitas vezes a palavra commodities pode ser sinônima de “matéria-prima”, porque são produtos usados na criação de outros bens. Porém nem toda matéria prima pode ser considerada um commodity.

A diferença entre matérias-primas e commodities é que o primeiro termo é utilizado para referir-se a bens primários quaisquer sem haver rigor econômico.

Quando uma determinada matéria-prima ou mercadoria é considerada como uma commodity, ela passa a ter o seu preço gerido não pelo valor estipulado na produção, mas sim pela sua cotação no mercado, geralmente nas grandes bolsas de valores.

As commodities são divididas em 4 categorias:

  • Commodities minerais: petróleo, ouro, minério de ferro etc;
  • Commodities financeiras: real, euro, dólar etc;
  • Commodities ambientais: Água, madeira, energia etc;
  • Commodities agrícolas: Soja, trigo, café, algodão, borracha e etc.

O Brasil é um grande produtor de algumas commodities como café, soja, cana-de-açucar, cacau, alumínio, minério de ferro etc.

No contexto mundial, considera-se como a principal commodity o petróleo, uma matéria-prima fundamental e estratégica para o desenvolvimento da maioria dos países.

Temos cinco características que definem uma commodity:

  • Precisa ter um padrão, como exemplo a da soja. Onde ela for plantada será igual. Não importa que essa soja seja plantada no Brasil ou na Argentina, ela será entregue com o mesmo padrão;
  • In natura, com o mínimo de industrialização possível. Podemos citar como exemplo o amendoim. Depois que ele gera outro produto ele deixa de ser considerada uma commodity;
  • Produção em escala, grande quantidade;
  • Durabilidade, pode ser armazenada por certo tempo;
  • É negociada na Bolsa de mercadorias;

O valor da commodity segue a lei da oferta e procura. A única coisa que faz se diferenciar o preço de uma commodity é a Oferta e demanda, pois todos os produtos são iguais.

Na bolsa de valores podemos investir em empresas que produzem commodities, Algumas delas são: a Vale, que produz o minério de ferro de melhor qualidade do mundo; Petrobrás, responsável pelo petróleo, SLC Agrícola com Soja, Milho e Algodão.

O noticiário costuma trazer com frequência informações sobre altas e baixas desses ativos que impactam na economia e na bolsa de valores. Além de servirem de base para a indústria do mundo inteiro e estarem presentes em nosso dia a dia, as commodities são muito relevantes no universo dos investimentos.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...