A manhã já amanheceu muito mais gelada nesta quarta-feira (28) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Na serra catarinense os termômetros marcaram temperaturas abaixo de zero durante a madrugada. E esse vai ser um grande desafio para agricultores nos próximos dias, tentar reduzir os prejuízos da geada.
Geadas que aconteceram em semanas anteriores resultaram em perdas milionárias com lavouras inteiras “queimadas” pelo gelo, folhas congeladas.
Para evitar problemas como os anteriores, os produtores estão tomando medidas preventivas. No Sul do país as plantações de café foram enterradas para proteger os pés mais novos. A colheita de hortaliças foi antecipada, para serem conservadas em câmara fria. E as plantas mais novas foram cobertas com lona, para evitar que fiquem molhadas e, assim, congelem mais rápido. Como também as bananas foram ensacadas.
A preocupação é com o risco de perdas nas lavouras e impactos financeiros. Com o setor de Commodities em alta e o principal ativo que alavancou a economia do país no primeiro trimestre, perdas consideráveis no setor de agricultura deve preocupar não apenas os agricultores como também os investidores.
A população no geral deve se preocupar, pois, poderão sentir no bolso os impactos dessas perdas.