É importante que os investidores de longo prazo verifiquem periodicamente o desempenho de sua carteira de ações. Talvez não todos os dias, o que se tornaria uma obsessão. E nem mesmo em frequências muito rígidas, a ponto de perder o momento que seria o certo.
Em suma, fique de olho nele com a atenção certa e o bom senso certo. Porque investir em ações pode valer a pena, desde que você evite pelo menos os erros mais graves. Para isso – evite pelo menos os erros mais graves.
Se você tem dívidas grandes, pague!
Quem tem dívidas desse tipo, sobre as quais pagam juros altos, não deve investir em ações. Mas usando esse dinheiro para reduzir, ou melhor, pagar sua dívida. Tais dívidas são uma espécie de investimento reverso . E mesmo um forte desempenho patrimonial pode ser eliminado.
Melhor não investir dinheiro de curto prazo
Somente ativos que você acha que não precisará usar por pelo menos 10 anos devem ser investidos em uma carteira de ações. Dessa forma, você evita ter que desinvestir na hora errada, talvez quando os preços caírem. Se você investiu em ações de curto prazo, é melhor desinvestir (tomar cuidado para não perder) e reinvestir em instrumentos menos arriscados, como contas de depósito.
Atenção a custos e comissões
As comissões importam muito mais do que você pensa . Se você deseja investir em fundos de investimento, escolha aqueles com as menores comissões e taxas. Leva apenas alguns pontos percentuais para fazer uma diferença considerável nos gastos gerais. E o mesmo vale para as taxas de negociação.
Não negociar com muita frequência
Para obter melhores resultados de sua carteira de ações, é aconselhável não negociar com frequência. Faça sua pesquisa e escolha as ações que parecem mais promissoras para você e, em seguida, mantenha-as em seu portfólio pelo maior tempo possível. Operar demais aumenta suas despesas em comissões. E lembre-se de que existem ações que podem cair no curto prazo, mas ainda têm um bom desempenho no longo prazo.
Ter uma carteira de ações diversificada é melhor
É sempre melhor não colocar muitos ovos na mesma cesta . E ter participações acionárias e cotas de fundos de investimento abrangendo uma ampla gama de setores e países. Então, se você tiver pouco diversificado, tome medidas para aumentar a diversificação do seu portfólio.
Você realmente conhece suas ações?
Não compre ações da empresa apenas porque parecem promissoras à primeira vista. Para melhores resultados é mais útil entender como a empresa ganha e está no mercado. Quanto mais você entender sua posição competitiva, seus pontos fortes e fracos e os desafios que enfrenta, melhores decisões você poderá tomar sobre comprar ou vender as ações que os representam.
Você está atualizado? – Carteira de ações
Affnal, você comprou uma parte deles, pequena ou grande, e, portanto, também são seus um pouco. Mas conhecê-los no momento da compra não é suficiente. Devem ser seguidos regularmente , pelo menos trimestralmente, quando publicam os resultados econômicos. E com ainda mais frequência, talvez automatizando a recepção pela internet de notícias a seu respeito. Melhor não ser pego desprevenido se a sorte começar a se deteriorar.