As primeiras informações sobre o “Real Digital”, ou a Moeda digital no Brasil, foram divulgadas na última segunda-feira (24/05) pelo Banco Central.
Segundo informações a nova moeda digital brasileira será uma extensão da moeda física, mas para uso no ambiente virtual.
A proposta ainda segue em fase de estudos. Após a boa aceitação e o sucesso do Pix, a criação do Real digital vem para complementar o avanço da tecnologia brasileira, sendo mais uma alternativa para o pagamento de contas.
Vale ressaltar que a moeda digital não deve ser considerada uma Criptomoeda, já que não há remuneração por trás do negócio. Ela terá o valor igual ao real, não gerando lucros através da venda da mesma. Além disso, a moeda digital emitida pelo BC será assegurada e gerida pelo Estado, enquanto as outras não têm garantias reais.
Apesar de não ter qualquer ligação com as criptomoedas, especialistas de investimentos acreditam que com a criação da moeda digital nacional, o mercado das criptos aumente, já que hoje ainda existe um receio por parte dos brasileiros de investir naquilo que se tem pouco conhecimento e não seja palpável.
Até o momento nenhum país do mundo tem dinheiro virtual oficial.
A emissão de moeda digital pelo governo, chamada de CBDC (Central Bank Digital Currency) acompanha países como a China, Uruguai, Equador e os Estados Unidos.
Caso o Brasil avance rapidamente no projeto, pode ser um dos pioneiros. O Banco Central trabalha na produção de um relatório detalhado, já prevendo a implantação do dinheiro virtual até 2022.
Essas são as informações até então, repassadas pelo BC:
A Moeda digital no Brasil será emitida pelo Banco Central, sendo assegurada e gerida pelo Estado. Funcionará como extensão do dinheiro físico, para uso no pagamento de contas.
As transações poderão ser realizadas on-line e off-line;
- Terá o mesmo peso do real (R$);
- Não gera rendimentos como títulos públicos ou criptomoedas;
- Ainda não há um cronograma para implementação.
Ainda restam muitas dúvidas sobre as funcionalidades da nova moeda, como por exemplo, como será a conversão entre o real e a moeda digital.
São perguntas sem respostas que continuam em fase de estudos.