Ações e títulos têm suas vantagens e desvantagens, e aqui veremos por que às vezes é bom preferir a calma (relativa) dos títulos. Concentre-se nas características e vantagens dos títulos para investir.
Títulos: um investimento atraente para suas economias
O primeiro curso para iniciantes no mercado de ações invariavelmente apresenta ações e títulos. Para simplificar, podemos dizer que a principal distinção entre esses dois investimentos é uma oposição dívida/capital. De fato, os títulos representam títulos de dívida , enquanto as ações são títulos de propriedade (capital próprio).
Uma obrigação é um título de dívida emitido por uma empresa ou Estado que confere ao investidor o direito ao pagamento de juros anuais (cupão) e ao reembolso do título no vencimento.
Existem vários tipos de obrigações: as obrigações governamentais (falamos então de dívida soberana), as obrigações corporativas (falamos neste caso de dívida corporativa) e, obrigações convertíveis, necessariamente emitidas por uma empresa, às quais está associado um direito de conversão que permite ao seu titular ter a possibilidade de trocar o título por ações da empresa emitente de acordo com uma paridade de conversão prefixada e durante um período pré-determinado.
Título: um investimento relativamente seguro
Investir em títulos geralmente é mais seguro do que investir em ações. O motivo: os detentores de dívidas têm prioridade sobre os acionistas. Se a empresa fosse à falência, os credores seriam reembolsados primeiro. Os acionistas ficam com o resto.
Em tal situação, os credores são geralmente reembolsados pelo menos em parte, enquanto os acionistas podem, na pior das hipóteses, perder tudo.
Fato significativo: nenhum tipo de ação é considerada… isenta de risco. Se proteger seu capital é seu objetivo principal, um título do governo é seu melhor aliado.
No entanto, lembre-se de que, embora os títulos sejam conhecidos por serem seguros, eles só são seguros em relação a outros ativos. De fato, é necessário cautela com títulos de alto rendimento ou títulos de alto rendimento destinados a investidores experientes.
Invista lenta mas seguramente com título
Todos nós precisamos de segurança e previsibilidade às vezes, por vários motivos. Os títulos são particularmente adequados para aposentados, por exemplo, graças à renda fixa que geram. Sua aposentadoria seria provavelmente prejudicada se você confiasse apenas em ações quando os mercados financeiros estão frequentemente sujeitos a turbulências.
Com títulos, você sabe tudo com antecedência. Quanto mais cedo o investidor investir em títulos, mais seguro fica para compensar eventuais perdas em suas ações e garantir uma boa aposentadoria.
Um título, melhor do que uma conta poupança
Às vezes, os títulos são o único porto seguro. As taxas de juros dos títulos são quase sempre mais altas do que as taxas de juros das cadernetas de poupança, exceto durante curtos períodos de aumento das taxas nas cadernetas de superpoupança.
Portanto, se você está economizando e não precisa desse dinheiro no curto prazo, um investimento em títulos lhe proporcionará um retorno melhor por um risco menor.
Os títulos sofrem de alguns equívocos, mas uma coisa é certa, eles podem trazer alguma estabilidade ao seu portfólio.
Os títulos são um investimento para manter por um longo tempo. Eles garantem um fluxo constante de renda quando os estoques caem e apresentam uma boa solução de economia para aqueles que são avessos ao risco de assumir riscos demais.