HomeNotíciasA política de dividendos

A política de dividendos

O dividendo é normalmente uma parte do lucro realizado, mas em alguns casos também pode ser distribuído em períodos em que a empresa não produziu lucros. Os dividendos são a forma de participação nos resultados corporativos que cabe aos detentores de ações de uma empresa. Portanto, cada empresa possui dua política de dividendos. 

O dividendo é normalmente uma parte do lucro realizado, mas em alguns casos também pode ser distribuído em períodos em que a empresa não produziu lucros, se previamente o conselho de administração tiver feito as devidas provisões. O valor do dividendo, portanto, está atrelado aos resultados da empresa, mas não com uma relação mecânica. 

E é por isso que falamos de política de dividendos: porque é a administração da sociedade que decide o montante desta remuneração aos acionistas. Isto com base numa avaliação que inclui também outras formas de remuneração dos acionistas, nomeadamente a valorização da ação se a empresa estiver listada e quaisquer transações de recompra. 

Política de dividendos: as três categorias

Três categorias de política de dividendos podem ser definidas, a saber: o dividendo residual, quando a empresa opta por distribuir toda a margem de lucro realizada. 

  • O dividendo estável: uma política que visa a distribuição de um dividendo mais ou menos constante independente do desempenho dos negócios da empresa; 
  • O dividendo progressivo, que visa aumentar o valor do dividendo distribuído de forma regular, tendo como referência a previsão de longo prazo para o lucro da empresa; 
  • O dividendo percentual  que é o que é determinado como uma porcentagem do lucro realizado pela empresa. Na escolha dos investidores, o dividendo obviamente desempenha um papel importante, pois, como já mencionado, parte da remuneração: nesse sentido, comentaristas e analistas também identificaram uma categoria de ações, denominadas “ações de dividendos”, caracterizadas por um fluxo de dividendos estáveis ​​ao longo do tempo. 

Também é preciso dizer que o “dividend yield” (ou seja, a relação percentual entre o rendimento e o preço da ação) é frequentemente usado como critério de avaliação. Um critério que assumiu cada vez mais importância após a Grande Crise Financeira 2007-2009, em razão de fato de que as taxas de juros oficiais foram espremidas para níveis muito baixos, próximos de zero e até abaixo de zero. 

Um fato que, claro, no entanto, deve-se ressaltar que o dividendo não é o único componente do retorno de um investimento em ações, e que outros componentes, e em particular a flutuação do preço da bolsa de ações cotadas, têm um impacto maior. 

Deve-se também ter em mente que as empresas declaram publicamente sua política de dividendos, mas são ao mesmo tempo livres para modificá-la, em função do desempenho empresarial típico da empresa. 

Considerações finais

As políticas de dividendos ajudam a fornecer alguma clareza sobre os retornos dos acionistas, mas não devem ser tomadas como uma verdade absoluta. Embora muitas ações se esforcem ao máximo para cumprir o que prometeram, não é incomum que as empresas baseiam seus dividendos ou o abandonem completamente se se tornarem insustentáveis ​​após vários anos de dificuldades. 

Para muitos, um dividendo menos lucrativo, mas mais confiável, é a opção mais responsável. As empresas adotam vários tipos de políticas de dividendos, algumas das quais são mais adequadas para determinados setores do que outras. 

O tipo de política que instala também diz muito sobre a confiança e o foco de uma empresa. Comprometer-se com um pagamento progressivo é um sinal otimista de que os ganhos aumentarão nos próximos anos. 

Políticas regulares ou residuais são consideradas escolhas mais prudentes e sensatas, enquanto as políticas estáveis ​​são voltadas para o crescimento de longo prazo e fornecem vantagens para os pagamentos, limitando as desvantagens.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...