Conheça a história do Walmart e entenda como essa loja de departamentos ganhou fama em todo o mundo. Aliás, hoje tem espaço significativo entre as maiores empresas de todo o planeta. Então, entenda como ela construiu sua carreira.
Fundada na década de 60 por Sam Walton, a rede é a maior de sua categoria no mercado americano.
História do Walmart: o início
Nascido em Oklahoma em 1918, Samuel Moore Walton formou-se em Economia no ano de 1940. Então, cinco anos depois, assume a gerência da filial “Ben Franklin”, a qual tornou-se uma das maiores lojas da rede no estado, em apenas quatro anos.
De 1952 a 1961, Sam dedicou-se ao estudo de diferentes modalidades de mercado. O objeto de interesse do empreendedor era a rede “K-Mart”.
Ela era responsável pela venda de produtos com baixo custo e ênfase no autosserviço, Aliás, foi ela que começou as lojas de descontos.
Sam e seu irmão, em 1962, tornam-se sócios e dão início à loja que mudará o rumo de suas vidas para sempre – a “Wal-Mart Discount City”. Com isso, em 1977, ele já era dono de cerca de 800 estabelecimentos comerciais, tanto nos EUA quanto em outros países.
Marcas próprias
Em 1991, a empresa lançou o primeiro produto de marca própria, o refrigerante SAM’S AMERICAN CHOICE, produzido pela Cott Beverages apenas para a rede.
Dois anos mais tarde, em 1993, o Walmart introduziu outra marca própria chamada GREAT VALUE. Assim, ela era composta por uma linha de produtos de mercearia com mais de 350 itens.
Ingresso no mercado japonês
A partir de 2002, a história do Walmart começa a ter rumos internacionais, afinal, ingressou no mercado japonês. Além disso, ampliou lojas nos Estados Unidos e viu suas vendas dispararem como nunca.
Também iniciou uma diversificação nos formatos das lojas. Começou, em 2015, a investir muito dinheiro na ampliação de seu comércio online e serviços relacionados.
Walmart Pay
Já em 2016, lançou o Walmart Pay, se tornando a primeira rede varejista americana a oferecer o seu próprio sistema de pagamento.
História do Walmart no Brasil
O Walmart não revela seu desempenho financeiro no Brasil e se recusa a dizer se lucra no País. Contudo, os executivos da rede americana reconhecem que o Brasil tem sido um constante ponto fraco em sua rede mundial, que é formada por cerca de 11.700 lojas.
No começo do ano de 2021, o Walmart anunciou o fechamento de 60 lojas no Brasil.
Planos para o futuro
A multinacional planeja criar, neste ano de 2022, sua própria criptomoeda e coleção de tokens não fungíveis. Dessa forma, iniciando a sua atuação no metaverso.
Isso sinaliza a intenção da companhia de produzir e vender produtos virtuais, sendo eles eletrônicos, brinquedos, artigos esportivos, entre outros.
O Walmart demonstra estar disposto a explorar novos mercados e desenvolver uma oferta inovadora aos seus clientes. Aliás, a rede está comprometida a se tornar uma empresa de emissões zero até o ano de 2040.
Para auxiliar na tarefa, incorporou a The Nature Conservancy, para determinar o que os varejistas podem ou não fazer. Assim oferecendo um norte para que tenham uma atuação mais segura para o ambiente.