A história do Ponto Frio
O setor do varejo de móveis e eletrodomésticos brasileiro detém marcas gigantes, como já contamos aqui em outras histórias de sucesso.
O Ponto Frio é mais uma entre essas empresas que disputam com unhas e dentes a preferência do público no país.
Há 76 anos presente na vida de milhões de brasileiros, o Ponto Frio iniciou a sua história com pequenas importações.
Conheça a origem da marca que após tanto tempo continua fazendo sucesso no Brasil.
Alfredo João Monteverde, o criador
Nascido em Galati, na Romênia, Alfredo Grunberg conseguiu sua naturalização brasileira em 1949, adotando o nome de Alfredo João Monteverde.
No mesmo ano, o empresário abre a primeira loja Ponto Frio no Rio de Janeiro. O nome da rede se originou da extinta marca de refrigeradores Coldspot, que era referência de vendas na loja.
O jovem empresário tinha grandes ambições para a marca, e era bastante conhecido por sua generosidade e solidariedade.
Em pouco tempo a loja já tinha se tornado destaque na venda de geladeiras, fogões e máquinas de costura, importados e nacionais.
O Ponto Frio foi pioneiro no investimento em marketing pesado no setor varejista, veiculando propagandas na televisão ainda na década de 1950.
Expansão da rede de lojas Ponto Frio
O Ponto Frio iniciou seu processo de expansão para fora do Rio de Janeiro na década de 1960, abrindo sua primeira loja em Brasília, e logo após em Goiás e Minas Gerais.
Em 1992 a rede Ponto Frio consolidou sua expansão no sul e sudeste do país com a aquisição da Casas Buri, uma rede de lojas de cama, mesa, banho e eletrodomésticos.
A Casas Buri era concorrente direta das Casas Bahia, e fez muito sucesso nos anos de 1970 e 1980, tendo inclusive o apresentador Silvio Santos como um de seus garotos-propaganda.
Já em 1996 a empresa lança o site pontofrio.com, que servia inicialmente apenas para consulta de produtos. Um ano após o lançamento, o site se tornou o seu canal de vendas online.
No início dos anos 2000, o Ponto Frio adquiriu em um leilão os 81 pontos de vendas da rede Disapel. Com isso, a empresa passou a liderar o ranking de número de lojas do setor.
Em junho de 2009, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou a compra da rede Ponto Frio por R$ 824.5 milhões. Alguns meses depois, ocorreu a fusão das Casas Bahia com o Ponto Frio, que passaram a ser controlados pelo Grupo Pão de Açúcar.
Em 23 de abril de 2021 a empresa passa por um rebranding, passando a se chamar somente Ponto.