A história do Burger King
O modelo de negócios de fast-food conquistou o gosto do público não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Uma maneira fácil e rápida de fazer um lanche, ou até mesmo uma refeição mais completa, geralmente por preços acessíveis.
Esse formato foi responsável por criar empresas que se tornaram potências mundiais no setor de alimentação, e hoje é muito comum serem encontradas em shoppings, aeroportos e grandes centros em todo o país.
O Burger King é uma rede de franquias que faz sucesso mundialmente. Conheça nesse artigo a sua história completa.
A origem do Burger King
Também conhecido como BK, o Burger King é uma rede de restaurantes especialista em fast-food criada quando Keith J. Kramer se uniu a Matthew Burns em sociedade.
A empresa, que começou com o nome de Insta-Burger King, nasceu em 1953, e se tornou uma cadeia de restaurantes com sede em Jacksonville, nos Estados Unidos.
Mesmo com um bom modelo de negócios, um ano após a sua criação, a Insta-Burger King começou a passar por uma grande crise financeira.
Para evitar a falência, os fundadores decidiram vender a empresa. E a oferta de compra veio de dois dos seus franqueados de Miami. David Edgerton e James McLamore compram a empresa e mudam o nome para Burger King.
Mudanças e crescimento
Focado sempre em uma oferta básica de hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes, o Burger King desde o início esteve sempre atualizando e introduzindo novos produtos no seu cardápio.
O Whopper, carro chefe da rede até hoje, foi criado em 1957, sendo a primeira grande adição do menu.
Em toda a sua história, o Burger King criou muitos produtos de sucesso que ainda vendem, mas muitos dos produtos que foram colocados no menu da empresa não foram muito bem aceitos pelo público e foram descontinuados.
Franquias Burger King
Em 1961, o Burger King começou a operar no formato de franquias, tanto nacionais como internacionais. Dois anos depois dessa mudança, inaugurou a primeira sede internacional em Porto Rico.
Já em 1967 a rede foi vendida para a companhia Pillsbury Company. Na ocasião o BK já possuía cerca de 275 restaurantes em funcionamento.
Em 2010, o fundo de investimentos brasileiro 3G Capital, com sede no Rio de Janeiro, anunciou a compra total das ações do Burger King por 3.26 bilhões de dólares.
Logo após a aquisição, o grupo 3G Capital, juntamente com sua parceira Berkshire Hathaway, começou uma reestruturação completa da marca.
A empresa não andava muito bem devido a decisões estratégicas erradas tomadas nos últimos anos.
A partir de 2012, Iuri Miranda, presidente do Burger King do Brasil, anunciou que até 2016 seriam mais de 900 lojas abertas em todo o Brasil.
Hoje a rede Burger King possui mais de 15 mil lojas, servindo mais de 11 milhões de consumidores por dia em mais de 100 países ao redor do mundo.