A história do Banco do Brasil
A história do Banco do Brasil é muito mais antiga do que a maioria das pessoas imaginam, passando inclusive pela Independência do Brasil.
O banco, que já faliu e foi criado pela segunda vez, foi o primeiro na história do Brasil e também o primeiro em território do império português.
Após mais de 200 anos de vida, o banco acumulou experiências e inovações, sendo participante ativo da história nacional.
Hoje se tornou um das maiores instituições financeiras, tanto do Brasil quanto da América Latina.
A criação do Banco do Brasil
O primeiro Banco do Brasil nasceu em 12 de outubro de 1808 por alvará do então Príncipe-regente Dom João de Bragança ( Futuro Rei Dom João VI de Portugal).
Ele veio de um conjunto de ações do Conde de Linhares, Rodrigo de Sousa Coutinho, que visavam a criação de indústrias manufatureiras no Brasil.
Foi o quarto banco emissor do mundo, atrás do Banco da Suécia (1668), Banco da Inglaterra (1694) e Banco da França (1800).
Em 1821, a família real portuguesa volta para o seu país de origem, mas não sem antes realizar grandes saques no Banco do Brasil.
Isso aprofunda ainda mais a crise no banco, que já ocorria devido a desordem financeira do 1° reinado.
Após forte pressão, o banco é liquidado em 1833.
Mas em 1851, o futuro Barão e Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, recria a instituição Banco do Brasil.
Com um capital inicial de 10.000 contos de réis, considerado alto na época, o banco renasce mais forte.
E até 1866 o banco ainda era o único emissor do país.
Porém, sua exclusividade na emissão de papel-moeda foi cassada por causa de uma crise inflacionária.
Até a criação do Banco Central do Brasil, o BB era o banco do governo.
A história recente do BB
A marca do Branco do Brasil é hoje uma das mais conhecidas e valorizadas nacionalmente.
Segundo a própria empresa, a visão da marca é: “Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência”.
Atualmente é situado como um dos maiores bancos do Brasil, tanto em agências quanto em patrimônio e receita líquida.
O Banco do Brasil é constituído na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil em 50% das ações, capital estrangeiro 20,0%, livre capital nacional 29,6% e ações em tesouraria 0,4%.
O BB possui hoje 15.133 pontos de atendimento, entre agências e postos. São mais de 40 mil terminais de autoatendimento funcionando além do expediente bancário.
Segundo o próprio presidente do banco, o valor de mercado da instituição saltou de R $44 bilhões para R $118 bilhões (2018).