Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite é bacharel em direito e político brasileiro. Nasceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, no dia 10 de março de 1985. Atualmente, é governador do Rio Grande do Sul. Antes disso, foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017.
Início da carreira de Eduardo Leite
Sua carreira se iniciou no movimento dos estudantes e presidiu o Grêmio Estudantil da escola onde era aluno. Graduado pela Faculdade de Direito da UFPel, filiou-se ao PSDB e concorreu a vereador em 2004, sem obter o sucesso esperado.
Em 2013, com mais experiência e prestígio no seu partido, foi eleito o prefeito mais jovem da história de Pelotas. Suas conquistas, principalmente na infraestrutura da cidade de Pelotas, chamou a atenção dos eleitores gaúchos que o elegeram como governador.
Além da infraestrutura, inaugurou postos de saúde públicos, aumentando ainda mais o seu prestígio entre o público. Sendo assim, conquistou 60% de aprovação em seu governo em 2016.
No ano seguinte, estudou gestão pública na Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos. No mesmo ano, foi nomeado como presidente do PSDB do Rio Grande do Sul.
Combate a covid-19 pelo Governador
Em meio aos diversos problemas causados pela pandemia em todos os setores sociais, Eduardo Leite buscou seguir à risca todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), incentivando o isolamento e tomando medidas para amenizar os danos na economia.
Revelação do Governador
O governador brasileiro e potencial candidato à presidência Eduardo Leite, uma revelação bastante comentada no país atravessado por uma onda ultraconservadora personificada pelo presidente Jair Bolsonaro, que costuma fazer comentários homofóbicos.
“Neste Brasil atual de pouca integridade, temos que dizer o que somos, para que fique claro e não haja nada a esconder. Eu sou gay, eu sou um governador gay e não um gay governador. Assim como Barack Obama não foi um negro presidente, mas um presidente negro ”, disse Eduardo Leite em entrevista veiculada na TV Globo. “E tenho orgulho disso”, continuou o governador de centro, de 36 anos, do próspero estado do Rio Grande do Sul, no sul do país.
Enquanto se comemora o orgulho do Brasil, Eduardo Leite quis enfrentar os boatos que se intensificam desde que ele é candidato à candidatura pelo PSDB às eleições presidenciais de outubro de 2022 “Vou jantar fora com meu namorado, não estou me escondendo de ninguém. Mas ainda havia algum rebuliço, algum mal-entendido, uma piada do presidente (Jair Bolsonaro), ataques de outros políticos. Não é aceitável e não deve ser tolerado ”, continuou Eduardo Leite.
Segundo o jornal O Globo, esta é a primeira vez que um candidato à presidência no Brasil se declara homossexual, país onde homossexuais e transexuais são vítimas de violência. Nas redes sociais, sua saída é hoje saudada com elogios: “admiração e respeito pelo meu amigo @EduardoLeite_”, tuitou o governador de São Paulo, João Doria, seu adversário à candidatura no PSDB.
Eduardo Leite atualmente
Atualmente, o Governador é alvo de boas e más críticas. Em primeiro lugar, Eduardo Leite tomou algumas decisões em relação ao parcelamento do salário de professores (já feito anteriormente no governo de Sartori).
Outro adendo que repercutiu muito no estado foi a aprovação da privatização das companhias de fornecimento de água potável. Além disso, o decreto de permissão da volta às aulas presenciais obrigatórias faltando apenas um mês para o fim do ano letivo não foi bem vista no meio educacional.