Conheça a história da Uber e entenda como a empresa conquistou o mundo. Afinal, hoje é referência em transporte e conta com variações, como o Uber Eats. Além disso, veja como ela chegou ao Brasil.
Saiba mais sobre a Uber
Uber marketplace é um aplicativo de transportes individuais. Aliás, o Uber é categorizado assim porque a empresa, em si, media a relação entre motoristas e passageiros. Mas, nestes casos, ele não é um funcionário direto do negócio.
O motorista atua como um prestador de serviços autônomo, dono inclusive de seu próprio carro.
A Uber chegou com grandes impactos no transporte individual das médias e grandes cidades no mundo. Assim, colocou em xeque o modelo de negócio dos taxistas. Mas, ao mesmo tempo, deu a oportunidade para muito mais gente contratar este tipo de serviço.
Por isso, dentro do universo dos marketplaces, o case Uber é um dos mais bem sucedidos. Esta empresa é considerada do segmento de serviço. Afinal, uma vez que o que se negocia pelo app são viagens de carro para diferentes localidades.
História da Uber
A Uber é uma empresa bem jovem, tendo sido fundada em 2009 nos Estados Unidos. Diferentemente do que pensa muita gente, não é um negócio de transporte, mas sim de tecnologia. Uma mediadora de relações.
Em março de 2009 começou a funcionar o Uber Cab, em São Francisco. Já em junho de 2010, o app funcionava apenas com carros de luxo.
Apesar de realizar milhões de viagens todos os dias, em todo o mundo, a Uber não tem nenhum veículo próprio circulando com finalidades operacionais. Isto é, toda a frota pertence aos motoristas autônomos que se cadastram na plataforma.
Proposta da Uber
Anualmente, a Uber tem cerca de 18 bilhões de dólares em faturamento por ano. Ainda, é uma empresa em negociação na bolsa de valores de Nova Iorque e está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil.
A proposta inicial da Uber, na verdade, era diferente da de hoje. Afinal, o serviço de táxi nos Estados Unidos não é caro como no Brasil. Por isso, a empresa buscava oferecer um marketplace de transporte.
No caso, onde os passageiros pudessem pagar pouco para andar em carros luxuosos.
História da Uber no Brasil
Neste contexto, o aplicativo chegou ao Brasil, durante a Copa do Mundo de 2014.
Com o tempo, a empresa percebeu que ela poderia ser muito mais abrangente. Assim, ela teria um mercado muito mais relevante de clientes e motoristas. Além de, é claro, poder cobrar menos por viagem.
Em 2018 os carros de aplicativo já eram o segundo meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros, atrás apenas dos veículos próprios.
Assim, em abril de 2019, a Uber entrou com a documentação para realizar seu processo de comercializar suas ações dentro da bolsa de Nova Iorque e se tornar uma companhia de capital aberto.
Desde que abriu suas portas em 2009, a Uber recebeu sucessivas rodadas de investimentos. Além disso, a empresa também abriu subsidiárias, como a Uber Eats, que é um serviço de entrega de alimentos.
Hoje em dia, muitas pessoas em todo o mundo usam a Uber como fonte de renda. Assim, com seus carros fazem viagens como trabalho.