A história da Klabin
Com mais de 120 anos de história, a Klabin é uma gigante no cenário Brasileiro e até mundial.
Nascida ainda no século 19, a empresa possui um histórico de sucesso em sua área de atuação, pautada pela inovação, resiliência e superação.
Focada em sustentabilidade, a empresa tem capacidade de produzir 2,1 milhões de toneladas de papel por ano e 1,6 milhão de toneladas de celulose por ano.
Conheça neste artigo a história de sucesso de empreendedores que precisaram superar os tempos difíceis para criar um negócio grandioso.
O início da Klabin – Chegada de imigrantes ao Brasil
Moishe Elkana, que no Brasil adotaria o nome de Maurício Freeman Klabin, era um judeu vindo da lituânia que chegou em terras brasileiras em busca de oportunidade.
Já no Brasil, Klabin começou a empreender vendendo papéis de cigarro que tinha trazido em sua bagagem.
Até então, somente cigarros de palha eram conhecidos localmente. Klabin comprou tabaco e passou a enrolar cigarros com seu papel, o que fez um enorme sucesso.
Paralelamente às suas vendas, ele conseguiu um emprego em uma papelaria e gráfica, e após alguns meses, juntou uma reserva financeira e comprou o local onde trabalhava.
Klabin implementou diversas mudanças no negócio, que começou a crescer exponencialmente.
Com os negócios prosperando, o imigrante conseguiu trazer alguns dos seus familiares, e ao longo dos anos, vários dos seus parentes imigraram para o Brasil.
Em 1899, a companhia foi fundada como Irmãos Klabin e Cia (KIC) por Maurício Klabin, seus irmãos Salomão Klabin e Hessel Klabin, e seu primo Miguel Lafer.
Marcos importantes na história da Klabin
Maurício Klabin faleceu em 1923, aos 63 anos, devido a um câncer de estômago.
Antes de sua morte, o controle da empresa já estava, aos poucos, sendo passado para a geração seguinte.
Sob a administração de Wolf Klabin, principal nome da empresa depois do fundador, a empresa deu um salto quando seus interesses se uniram com os do atual presidente Getúlio Vargas.
O interesse de Vargas era que o Brasil não fosse mais dependente de produtos estrangeiros. E o alto preço dos insumos importados dificultava a vida dos empresários.
Com isso a Klabin foi muito beneficiada com o plano estadista de Vargas, recebendo auxílio de crédito e alavancando seus negócios.
Assim, em 1934 a empresa abre a primeira fábrica integrada de produção de papel, instalada na Fazenda Monte Alegre, no Paraná.
Em 1979 estabeleceu-se o Conselho de Administração e abriu o capital na Bolsa de Valores de São Paulo.
Nas próximas décadas, a companhia continuou com um ciclo de expansão, apostando principalmente no papel, celulose e seus derivados.
Em 2003, a Klabin S.A. informa sua saída do mercado de papel jornal, papéis descartáveis e celulose, voltando o foco para embalagens.
Durante os anos a Klabin continuou aumentando a sua posição no mercado e fazendo novas aquisições.
Em 2011, foi anunciada a compra de 107 mil hectares de terras no Paraná, juntamente com a Arauco Forest Brasil.
Já em 2019, é lançado a Klabin ForYou. Um e-commerce focado na venda de embalagens para o consumidor final, como pequenos empresários.
Hoje, a empresa é a maior produtora e exportadora de embalagens e papéis do país, e é uma referência quando se fala em ações sustentáveis