A história da EZTec
A história da EZTec já traz 43 anos de experiência em materializar sonhos, trazendo qualidade de vida para seus clientes.
O mercado imobiliário e a construção civil são dois segmentos que conseguiram continuar em alta mesmo durante a pior fase da pandemia do Covid-19.
Em pleno 2020, as vendas de novas unidades imobiliárias cresceram 9,8% no Brasil.
Estes são dois dos principais setores do mercado, ajudando a desenvolver e manter o bem estar da sociedade. Além de gerarem milhares de empregos direta e indiretamente.
A EZTec é hoje uma das empresas de maior lucratividade no setor de incorporação e construção do país. E neste artigo você vai conhecer a sua história.
O início da EZTec
EZTec Empreendimentos e Participações S/A é uma construtora e incorporadora com sede em São Paulo criada por Ernesto Zarzur.
Filho de libaneses, Ernesto Zarzur nasceu em uma família que sempre empreendeu no setor imobiliário, o que o levou a se tornar corretor de imóveis.
Ernesto começou o seu trabalho no escritório do irmão, e já na década de 1950 se destacou no mercado imobiliário. Seu objetivo era sempre conseguir que a sua maior renda viesse das comissões, e não do seu salário.
Com o passar dos anos, o sucesso no ramo e sua mentalidade empreendedora terminaram por fazê-lo criar o seu próprio negócio, a EZTec, em 1974.
O crescimento no mercado
Inicialmente, motivado pelo custo da operação, ele começou comprando terrenos longe da grande São Paulo.
Na época, o setor imobiliário estava em alta no Brasil, e com pouco tempo a companhia ganhou visibilidade em toda a região metropolitana de São Paulo.
A EZTec continuou crescendo com a mesma visão do seu fundador, e nos anos 2000 já tinha lançado 19 empreendimentos na região. O foco da empresa sempre foi atender demandas de médio e alto padrão.
IPO e crise imobiliária de 2008
Considerada por muitos economistas como a pior crise econômica desde a Grande Depressão, a crise financeira de 2008 ocorreu devido a uma bolha imobiliária nos Estados Unidos, causada pelo aumento nos valores imobiliários, que não foi acompanhado por um aumento de renda da população.
Um ano antes, a EZTec havia realizado o seu IPO, e graças ao valor arrecadado com a venda das ações a empresa não sofreu tanto com a crise.
Hoje a empresa tem cerca de 157 empreendimentos com mais de 35 mil unidades na cidade de São Paulo.
A empresa tem como projeto permanecer na região e não expandir sua atuação para outros estados.
Segundo a EZTec, a concentração de grandes empresas, o crescimento econômico, o volume financeiro e o desenvolvimento profissional constante na região criaram um ciclo de demanda imobiliária recorrente nos últimos anos.