A história da Embraer
A história da Embraer é de extrema importância para o crescimento do Brasil.
A aviação é um facilitador muito importante no desenvolvimento econômico e social do país. A conectividade aérea estimula o turismo, facilita o comércio, promove a troca de conhecimentos e idéias e também aproxima famílias e amigos.
Nos últimos anos, durante a pandemia, a necessidade de fechamento dos aeroportos em todo o mundo trouxe consigo efeitos catastróficos para a sociedade.
Conheça agora a Empresa Brasileira de Aeronáutica e qual a sua relevância no cenário mundial.
A fundação da Embraer
A Embraer nasceu de um sonho. O sonho de transformar o Brasil em um país com a mais alta tecnologia.
A Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, Embraer, foi fundada em 1969, durante o regime militar. Era a efetivação de um antigo projeto de militares da Aeronáutica de constituir uma indústria aeronáutica no Brasil.
Neste contexto, foi aprovado o projeto governamental para a produção de uma aeronave que atendesse as necessidades do transporte aéreo comercial brasileiro, visando a produção de um avião que se adaptasse à infraestrutura aeroportuária do país na época.
O projeto e a montagem foram realizados com a participação de mais de trezentas pessoas nas instalações do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
O voo inaugural do primeiro protótipo foi um sucesso. Com isso foram feitos mais dois protótipos com a denominação EMB 100 Bandeirante, passando depois a receberem a denominação EMB 110, para a produção em série.
A Embrear nasceu como uma Sociedade Econômica Mista, sendo vinculada ao MAER (Ministério da Aeronáutica). Ao longo das décadas de 1970 e 1980, conquistou grande importância no cenário nacional e internacional com as aeronaves Xingu, Bandeirante e Brasília.
Embraer passa por grave crise
Em 1988 a Embraer se junta em um projeto binacional com a argentina Fábrica Militar de Aviones (FMA). A ideia era desenhar e construir uma aeronave em conjunto, que teria por nome CBA-123, sendo CBA a sigla para Cooperação Brasil-Argentina.
Dois anos após o início da cooperação entre os países o protótipo voou. Mas seu alto preço, aliado a uma crise política e econômica da época, deu fim ao projeto.
Devido a enorme crise da década de 1990, a Embraer foi obrigada a iniciar um processo de privatização, mais precisamente em 1994, durante o governo Itamar Franco.
O então presidente da empresa, Ozires Silva,liderou seu leilão e reestruturou toda administração da empresa.
Com a privatização da Embraer, a União arrecadou cerca de R$ 154 milhões e a empresa tornou-se a mais importante companhia negociada na Bovespa.
Do sonho para a realidade: uma aeronave da Embraer ganha os céus de algum lugar do planeta a cada 10 segundos, transportando cerca de 145 milhões de passageiros por ano.
Atualmente é avaliada como um patrimônio de mais de R$ 18 bilhões em valor de mercado.