Conheça a história da Cisco, empresa que oferece soluções para redes e comunicação. Além disso, conta com subsidiárias que ajudam na prestação, por exemplo, Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta.
História da Cisco
A Cisco Systems foi fundada em 1984 por Leonard Bosak e Sandra Lerner. Ambos cientistas de computação da Stanford University na época. Hoje, a empresa é sediada em San José, na Califórnia.
Seu principal ramo de atuação é a fabricação e distribuição de soluções em equipamentos de rede. Aliás é reconhecida por seus modelos de roteadores e switches.
A companhia atuava inicialmente apenas no ramo corporativo. Algo que mudou ao longo dos anos junto com a expansão da empresa para diversos países, incluindo o Brasil.
Rede doméstica
Embora a companhia tenha atuado alguns anos com equipamentos de rede domésticos por meio da marca Linksys, a subsidiária da Cisco foi vendida para a Belkin em 2013. Assim, que redirecionou novamente os rumos da empresa para o mercado corporativo.
Além da confecção de equipamentos de rede e serviços de infraestrutura, a Cisco também conta com seus próprios serviços. Por exemplo, de suporte técnico e avançado para companhias, comércios e pequenas empresas.
O casal Len Bosack e Sandy Lerner, que eram funcionários da área de computação da universidade estadunidense Stanford University, fundaram a Cisco Systems em 1984.
Roteador
Em 1986 a empresa lançou seu primeiro produto inovador na área de roteamento: o Advanced Gateway Server (AGS). A primeira venda destinou-se a Universidade de Utah. A internet e a história da Cisco jamais seriam as mesmas.
No ano seguinte, a empresa lançou o protocolo IGRP, o primeiro criado para rodar em redes de grande porte.
Assim, no começo de suas operações a Cisco fabricava apenas roteadores de grande porte para empresas. Mas aos poucos, diversificou o seu negócio.
Dessa forma, passou a atender também ao consumidor final com tecnologias como o Voip. Contudo, também ampliou o segmento corporativo.
História da Cisco revolucionou o mercado
Embora não tenha sido a primeira empresa dos Estados Unidos a produzir roteadores, foi a primeira a vender de forma sucedida roteadores multi-protocolos.
Com isso, permitindo que computadores antes incompatíveis pudessem se comunicar usando diferentes protocolos de redes.
A evolução dos roteadores
Quando o protocolo de internet (IP) tornou-se o modelo padrão, os roteadores multi-protocolos entraram em desuso.
Em 1990 a companhia começou a ter suas ações cotadas na bolsa de valores eletrônica da Nasdaq. Então, Bosack e Lerner saíram da companhia com uma quantia de $170 milhões e se divorciaram após a saída.
Durante o boom da internet em 1999, a companhia adquiriu a Cerent Corp, uma companhia nova localizada em Petaluma, Califórnia, por cerca de U$7 bilhões.
Essa foi, na época, a mais expressiva aquisição feita pela Cisco. Aliás, desde essa data apenas a compra da Scientific-Atlanta superou o valor pago pela Petaluma.
Boom das empresas ponto-com
No final de março de 2000, no pico do boom das empresas ponto-com, a Cisco tornou-se a mais valorizada do mundo, com uma captação de mercado de mais de U$ 500 bilhões.
Em 2007, houve uma captação de mercado de U$180 bilhões. Isso segundo a sétima edição da pesquisa Best Global Brands 2007. A Cisco, em 2007, era uma das cem marcas mais valiosas do mundo, ocupando a 18ª posição na classificação.
Em outubro de 2006, a Cisco lançou publicamente um novo logo que é graficamente mais simples e mais estilizado do que o original.