Conheça a história da Caterpillar, a empresa multinacional, que está no mercado há mais de 100 anos. Ela atua na fabricação de tratores e traz serviços e soluções inovadoras para o setor da construção.
Como começou a história da Caterpillar
A Caterpillar começou a operar no final do século XIX, com Benjamin Holt e C. L. Best. Eles inovaram nos maquinários para o exercício dos serviços agrícolas, que até então, utilizavam cavalos como infraestrutura e a agricultura.
É importante saber que eles eram rivais. Holt, tornou- se conhecido por desenvolver um trator a vapor, que otimizava o trabalho. Já Best, focou no uso da gasolina, que era uma nova tecnologia para época, agradando a todos os seus clientes.
Apesar da rivalidade, Holt e Best uniram forças e fundaram a Caterpillar. Afinal, possuíam conhecimentos que se completavam.
Surgimento do nome Caterpillar
Certo dia, em que as máquinas estavam em uso, Charlie Clements foi fotografá-las e disse: “não parece uma lagarta gigante?”. Ele estava se referindo às esteiras dos tratores.
Para quem não sabe, Caterpilla significa lagarta em inglês. Mas Holt, não gostou do nome e os maquinários eram chamados de “tartarugas de lama”. Ainda assim, outras ideias foram cogitadas para a formação da empresa. Por exemplo:
- Rodas com pás;
- Rodas de plataforma;
- Esteiras;
- Rodas ferroviárias.
Com o auxílio da família, amigos e funcionários, em 1909, foi criado o primeiro trator com o nome de Caterpillar. Isso porque, ele se tornou sonoro aos ouvidos e não tinha como ser outro.
Esteiras: uma inovação para a época
A história da Caterpillar também envolve inovação. Assim, os tratores a vapor de Holt, na época em que foram criados, tinham rodas na parte traseira.
Foi quando ele teve a brilhante ideia de criar as famosas esteiras, para ajudar o trator a andar no solo macio das fazendas. Dessa forma, otimizando o tempo de trabalho e facilitando o trajeto para os agricultores.
Este fato ocorreu em 1904 e foi uma inovação para a época. Aliás, provando que a empresa entendia do negócio.
Efeitos da Grande Depressão na história da Caterpillar
Para todas as empresas, a Grande Depressão foi quase que devastadora. Mas, apesar disso, a Caterpillar foi ousada e começou a investir em novas tecnologias, que fazem diferença até hoje.
Entre essas inovações, a empresa criou e expandiu os seus produtos, incluindo a motoniveladora, chamada de “Auto Patrol”. Então, a marca não parou de inovar, pensando sempre em seus clientes.
A Caterpillar começou a investir na tecnologia diesel, porque gerava um custo menor. Assim, em 1931, lançaram o “Trator a Diesel Sixty”, que só fez crescer ainda mais o negócio. Com isso, tornando-os o maior produtor de tratores diesel.
Entenda o porquê da mudança das cores da marca
Apesar de toda a inovação e tecnologia que a Caterpillar entregava ao longo dos anos, algo não ornava com a marca: a cor cinza. Esse tom tornava a marca apagada e não chamava tanta atenção para quem olhava os enormes tratores.
Foi então que tiveram a ideia de mudar do cinza, para a cor que mais chamasse atenção quando vista à distância. Por essa razão, foi substituído pelo “Amarelo Hi-Way”, com detalhes em preto. Aliás, o tom ficou conhecido por ser o “Amarelo Caterpillar”.
Crescimento contínuo e global
A Caterpillar nunca deixou de inovar e crescer no ramo dos tratores. Então, hoje em dia, a empresa oferece serviços, produtos e soluções com a mais alta tecnologia e inovação.
Além disso, participa de movimentos sociais e está sempre pensando em um maquinário para agora e para o futuro.