A história da C&A
O setor da moda no Brasil é um dos carros-chefes para a exposição positiva do país no mundo.
É um setor expressivo, formado desde alfaiates independentes até grandes indústrias de confecção e comércio de roupas.
Não é atoa que, moda foi a categoria que mais cresceu no cenário de e-commerce em 2021. Se consolidando como um dos setores que mais movimentam a nossa economia.
Ainda há muito o que avançar e as principais marcas do mercado estão sempre em busca de inovação aliada à sustentabilidade.
Com mais de 180 anos, a história da C&A traz um pouco desse panorama, mostrando como esse mercado tem adquirido cada vez mais importância.
A criação da C&A
A C&A surgiu ainda no século 19 e possui uma filosofia bem simples: vender o melhor da moda por preços justos.
Em 1841, os dois irmãos holandeses Clemens e August Brenninkmeijer, decidiram se mudar para tentar criar algo do zero como comerciantes.
Eles eram agricultores em Mettingen, na Alemanha, mas tinham a ambição de construir o próprio negócio.
Abriram então, um pequeno armazém na cidade de Sneek, na Holanda, onde os irmãos começaram a comercializar produtos têxteis, como linho e algodão.
Somente 20 anos após a criação do seu armazém, em 1861, os irmãos Brenninkmeijer abrem a primeira loja com a marca C&A, criada com a junção das suas iniciais.
Os principais diferenciais da loja eram os seus preços atrativos e o fato de que ela foi uma das primeiras do mercado a oferecer roupas já prontas em vários tamanhos diferentes para o consumidor.
A expansão das lojas C&A
A empresa logo caiu no gosto do público, e em 1881 começou a se expandir, abrindo a sua primeira loja fora da cidade, em Leeuwarden e depois uma unidade em Amsterdã.
Em 1910 a C&A já tinha se tornado uma grande rede de lojas em toda Holanda, presente em cidades como Utrecht, Rotterdam, Groningen, Leiden, Haarlem e Enschede.
Seguindo o processo de crescimento, já em 1911 a companhia começou a se internacionalizar, abrindo unidades em Berlim, Alemanha.
As lojas continuaram mantendo uma cultura de inovação e foram as primeiras a terem etiqueta de preço fixo nas roupas, além de dar garantia de um ano para as peças.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial a companhia passou por uma grave crise, afinal seu maior mercado era a Alemanha, e as lojas que não estavam destruídas, estavam fechadas. Além da economia do país estar extremamente enfraquecida.
A companhia fez uma reestruturação completa das suas lojas e entrou mais tarde no mercado americano.
No Brasil a primeira loja inaugurada foi em 1976, no shopping Ibirapuera. Hoje no país são mais de 300 lojas em 125 cidades.
Em 2014, a C&A foi reconhecida como a empresa mais admirada do Brasil, no prêmio organizado pela revista Carta Capital, na categoria Varejo Têxtil.
A rede varejista conta hoje com filiais em 24 países da Europa, América Latina e Ásia e está entre uma das maiores redes de varejo do mundo, contando com mais de 1,8 mil unidades.