A história da Apple é uma das que mais chamam a atenção dos apaixonados por tecnologia. Então, entenda como essa empresa norte-americana conquistou o mundo com a qualidade de seus produtos.
História da Apple
Em 1º de abril de 1976, três amigos, em Cupertino, no Vale do Silício, começaram a produzir computadores em miniaturas. Eram eles: Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak. Neste momento nasce a Apple.
O Apple I foi o primeiro computador do trio a chegar ao mercado e foi produzido por Wozniack. Mas, só em 1977, com o modelo Apple II, apresentado em uma feira de tecnologia, que a empresa decolou.
Apenas em 1980 0 Apple II foi lançado no mercado e, com isso, a atuação internacional começou. Nessa época a empresa passava por uma grande crise, além disso, Wozniack sofreu um acidente áreo. Por isso, Steve Jobs assumiu como CEO.
Falência
Engana-se quem acredita que a história da Apple é apenas baseada no sucesso. Afinal, após assumir como CEO, Jobs sai da empresa e retorna apenas em 1996, quando ela estava prestes a falir.
Para reverter a situação, a Apple lançou diversos produtos e programas que revolucionaram a situação e começaram a fazer com que a empresa fosse uma potência de mercado.
Jovens e a história da Apple
Foi nesta época que criaram produtos que encantaram o público jovem. Por exemplo, o iMac, IPod, IPhone e o IPad. Além disso, também lançaram o iTunes, para os apaixonados por música.
Com o passar dos anos a marca ganhou o mercado e tornou-se referência. Assim, nos dias atuais é conhecida em todo o mundo e seus produtos são desejo de consumo de milhões de pessoas. Mesmo com a morte de Steve em 2011, o sucesso da empresa se mantém.
Entendendo o nome Apple
Para conhecer mais sobre a história da Apple é importante aprofundar-se em seu nome. Há três motivos para escolha do termo. Então, são eles:
- Por ter a inicial A, apareceriam na frente dos concorrentes;
- Maçã não é algo que seria associado à tecnologia, portanto, chamaria atenção;
- A fruta está ligada à vida saudável.
Além disso, há muitos produtos Apple que tem a letra i em sua inicial. Por exemplo, IPad, e usa-se isso para criar mais aproximação. Afinal, em inglês, “i” significa “eu”. Mas, a princípio, usava-se para se referir à internet.
Logotipo e a história da Apple
Nem sempre a história da Apple contou com apenas a maçã como logotipo. Isso porque, sua primeira versão era com Isaac Newton embaixo de uma macieira. Contudo, logo deixou de ser usado, pela dificuldade em reproduzi-lo.
O desenho da maçã surge em 1976, com um desenho de Rob Janoff. Mas, em seu estilo seguia as cores do arco-íris. Foi apenas em 1998 que ela tornou-se monocromática como está nos dias atuais.
Curiosidades sobre o logo
Há algumas especulações sobre o desenho do logotipo da maçã. Por exemplo:
- Acredita-se que a inspiração venha da história de Adão e Eva, porque este é o fruto da sabedoria;
- Outra fonte de insight pode ter sido o matemático Alan Turing, conhecido como pai do computador, que cometeu suicídio comendo uma maçã envenenada;
- A representação da maçã mordida seria da aquisição de conhecimento;
- Mordida, em inglês, é bite, que lembra byte. Ou seja, a ideia seria apenas um trocadilho.
Seja qual for o real motivo da escolha da maçã, não há como negar o sucesso da história da Apple. Afinal, é a maior referência mundial em tecnologia e segue revolucionando o mercado com suas entregas.