A história da Amazon começa em um período em que a internet ainda não era tão popular. Mas, desde o começo, Jeff Bezos acreditava no sucesso do modelo e nos avanços das vendas online. Então, conheça a trajetória de sucesso desta empresa.
História da Amazon: a escolha do nome
Foi em 5 de julho de 1994, que Bezos deu início à Amazon. O empresário e engenheiro morava em Seattle, nos Estados Unidos, e trabalhava como analista em Wall Street. Aliás, a decisão de abrir seu próprio negócio partiu das análises do mercado.
A princípio, a empresa foi registrada como Cadabra, para representar algo mágico. Mas, o advogado de Bezos sugeriu uma mudança, porque a sonoridade do termo lembrava a palavra cadáver.
Rio Amazonas
Em seguida, a sugestão foi Relentless, que tem como tradução a palavra implacável, mas também foi descartada. Por fim, depois de muita busca surgiu o nome Amazon, que tem como inspiração o Rio Amazonas.
A inspiração vem porque este rio é considerado o maior do mundo em extensão. Assim, a ideia é que a loja também fosse líder em seu setor. Portanto, os clientes encontrariam produtos de A a Z.
Vendas começaram na garagem
Jeff e sua esposa começaram as vendas em sua garagem, mas não sabiam em quais produtos investir. Então, optaram por livros como primeira opção, por serem mais acessíveis e com um vasto catálogo disponível.
Os pedidos dos clientes eram feitos online, o que chamava a atenção. Além disso, por conta de diversos parceiros, seu catálogo era imenso e não tinha um estoque tão limitado quanto à concorrência.
A Amazon sempre tinha o seu livro de interesse e fazia a entrega o mais rápido possível.
História da Amazon na Internet
O site e a história da Amazon na internet começam um ano após as vendas na garagem. Inclusive, já tinham um modelo de negócio bem estruturado e uma página eficiente.
Esse sucesso fez com que grandes livrarias dos Estados Unidos ficassem incomodadas. Afinal, no primeiro mês de atendimento online a empresa recebeu pedidos de mais de 50 estados e 45 países diferentes.
Em 1997, a empresa já ofertava ações e possui mais de 2,5 milhões de livros vendidos e R$ 148 milhões de dólares em vendas. Porém, mesmo com a ascensão, Bezos era sincero com seus acionistas.
Com a preocupação de fortalecer a marca, vezes ou outras seus números apareciam negativos. Então, declarou que precisaria de 5 anos para construir a infraestrutura ideal para crescer e não apenas lucrar. Dessa forma, o saldo positivo chegou no final de 2001.
Marketplace
Outro fator importante na história da Amazon é o lançamento do Marketplace. Assim, em 2000, a venda por terceiros foi integrada no site. Com isso, eles anunciavam e vendiam pela página, pagando uma taxa para a empresa.
Esse estouro da bolha da internet fez com que os investimentos fossem tão altos que quebraram a bolsa de Nova York. Os preços das ações caíram de um dia para o outro. Então, as da Amazon que valiam 100 dólares, passaram para 6.
Isso gerou muitas demissões e sequelas no negócio. Mas, a empresa seguiu operando para se recuperar.
Amazon Prime
Sempre inovando, foi em 2005 que criou a assinatura premium Amazon Prime. Ela oferecia aos clientes uma entrega mais rápida e ofertas exclusivas. Além disso, depois passou a dar acesso a uma plataforma única de streaming.
História de sucesso da Amazon
Hoje a história da Amazon é de muito sucesso, mesmo tendo enfrentado crises relevantes em sua trajetória. Porém, com um amplo e diversificado catálogo, entrega rápida e marcas de qualidade, conquistou o público no mundo todo.
O que começou com vendas de livros tornou-se uma das referências mundiais em sites de compras. Dessa forma, Jeff Bezos passa a ser um dos homens mais ricos do mundo.