O AFHI11 é um fundo imobiliário de papel que nasceu pouco tempo atrás, é ainda uma criança no mercado de fundos imobiliários. O fundo tem ainda menos de R$500 milhões de patrimônio líquido e isso para o atual mercado é pouquíssimo.
O fundo imobiliário já tinha chamado atenção nas outras emissões, isso porque diferente do que todo o mercado tem feito eles não tem cobrado taxa de emissão. A própria gestão “abraçou” a taxa para chamar atenção para o fundo e para atrair novos investidores.
Com o custo zero de emissão o fundo ganhou propaganda gratuita em canais do Youtube e portais, exatamente do jeito que estamos fazendo agora.
A emissão do AFHI11 chama atenção por isso.
A importância de uma taxa justa de emissão
É importante sempre lembrar que a taxa de emissão não vai para o gestor, é um valor pago para intermediários do processo. Corretoras, advogados, bolsa de valores e tudo mais.
No final, cada membro participante do processo fica com alguns centavos por cota e o cotista paga pelo movimento. Em alguns casos o investidor paga 2-4% por cota para cada emissão e isso impacta o retorno final do investimento.
Quando a gestão paga a taxa para o investidor, mostra que está ali junto e que está disposta a trabalhar lado a lado para que os dois ganhem. Quando o fundo crescer a taxa de gestão é maior para o gestor e no longo prazo ele consegue tirar o “investimento” que fez na emissão, até porque depois da emissão feita não tem como voltar atrás e o fundo já cresceu.
Acreditamos que esse tipo de emissão não será feita pra sempre pelo fundo, mas é válido pra mostrar que outros gestores poderiam fazer o mesmo.
O fundo é bom?
Ainda é cedo para dizer algo sobre a performance, mas o fundo tem trabalhado bem dentro de um modelo híbrido de IPCA e CDI. Naturalmente fundos como esse não sofrem tanto com alta ou baixa da SELIC e o preço da cota não sofre tanto impacto.
O fundo tem operado bem e tem ficado também num risco mediano entre HY e HG dos seus títulos, conseguindo realizar compra e venda gerando caixa e retorno final acima da média.
Por enquanto tudo certo no fundo, se continuar assim será grande e com retorno muito positivo.