Os dividendos são parte dos lucros auferidos por uma empresa e distribuídos aos acionistas. Distribuição que normalmente ocorre trimestralmente, mas também pode ocorrer de forma anual, mensal ou mesmo não periódica e, portanto, irregular. Portanto, empresas que pagam dividendos são mais atraentes.
Quando uma empresa obtém lucro, ela pode fazer várias coisas. Ele pode decidir pagar dívidas pendentes, recomprar ações, comprar novos equipamentos e construir novas fábricas, contratar trabalhadores, comprar publicidade, adquirir outra empresa e muito mais. Pagar dividendos aos acionistas é apenas uma das coisas que a empresa pode fazer.
Empresas que pagam dividendos
Algumas empresas pagam dividendos, outras não. Empresas jovens e de alto crescimento normalmente não pagam dividendos porque preferem investir os lucros no crescimento da própria empresa.
Essa também é uma forma de remunerar os acionistas, quando o investimento contribui para o crescimento da empresa e seu valor de mercado. Quando a empresa se torna maior e capaz de produzir lucros de forma mais estável, pode decidir distribuir parte destes como dividendos.
Caso venham tempos difíceis, ele ainda pode decidir reduzir os dividendos a serem distribuídos ou eliminá-los do todo. Mas geralmente este é um último recurso. Portanto, pode ser facilmente entendido que as empresas que pagam dividendos são tipicamente empresas estabelecidas.
Por que investir em ações que pagam dividendos?
As ações que pagam dividendos podem ser uma parte importante do seu portfólio. Vejamos 7 razões para investir em ações que pagam dividendos.
1) Dividendos são uma promessa
Primeiro, os dividendos são uma promessa e não uma certeza. Pode acontecer, de fato, que as empresas que os prometeram encontrem dificuldades que não lhes permitam pagá-los. Mas, na maioria dos casos, os dividendos são pagos regularmente, ou seja, em valores fixos e em intervalos regulares.
2) Uma certeza em qualquer fase
O quase entre parênteses refere-se ao ponto um. Outra característica interessante das empresas pagadoras de dividendos é que, se as escolhemos bem, ou seja, se compramos as ações de uma empresa saudável e em crescimento, é muito provável que os dividendos venham mesmo nas fases em que o mercado de ações está negativa ou estagnada.
3) Crescem com o tempo
Os dividendos têm crescido historicamente ao longo do tempo, e esse é um aspecto importante a ser considerado na hora de comprar esse tipo de ação.
Se a empresa A paga um dividend yield (dividendo anual atual dividido pelo preço atual da ação) igual a 2% do preço da ação e a empresa B paga um igual a 3%, mas a empresa A está crescendo mais rápido que a empresa B, então é possível que a empresa A seja mais atraente do que a empresa B, pois poderia, com o tempo, pagar dividendos mais altos.
4) Aqueles que pagam dividendos aumentam em valor
Outra vantagem das ações que pagam dividendos é que muitas vezes apresentam melhor desempenho do que outras em termos de valorização do capital, ou seja, em termos de preço. De acordo com a Ned Davis Research, de 1972 a 2016, as ações de dividendos alcançaram um crescimento médio anual de 8,8% versus um crescimento médio de 2,2% para ações que não pagam dividendos. E de 1930 a 2014, os dividendos representaram 40% do retorno médio anual (10,3%) do S&P 500.
5) Títulos estáveis da empresa
Aqui está outra razão pela qual as ações de dividendos são um bom investimento: as empresas que “representam” tendem a ser mais estáveis e confiáveis do que outras. Afinal, a administração precisa se sentir confiante o suficiente na capacidade da empresa de obter lucro para se comprometer a pagar dividendos nos próximos anos. As ações de dividendos geralmente são ações de empresas que demonstraram sucesso duradouro ao longo do tempo.
6) A tributação é interessante
O sistema de cálculo dos impostos a serem pagos sobre as bonificações em ações não é dos mais simples e considera diversos parâmetros, como a localização da empresa, a quantidade de ações detidas e o tipo de participação acionária, se qualificada.
7) Reinvestir para lucros futuros
Para maior crescimento dos ativos investidos nesse tipo de ação, os dividendos podem ser reinvestidos nas mesmas ações que os geraram. É uma ótima forma de gerar riqueza mesmo para quem não começa com grandes recursos financeiros. E ainda mais para quem tem. Aqui está um exemplo do que acaba de ser dito. Qualquer pessoa que tivesse investido no S&P 500 em 1996 teria visto seu investimento crescer 5,9% ao ano nos últimos 20 anos. Mas se ele tivesse reinvestido todos os dividendos que recebeu, o retorno médio anual teria subido para 7,8%.