HomeNotícias7 principais equívocos sobre investimento financeiro

7 principais equívocos sobre investimento financeiro

Demasiado complicado, reservado para pessoas ricas ou especialistas… São muitas as ideias recebidas relacionadas com investimentos! No entanto, hoje está cada vez mais acessível, seja qual for o seu nível de conhecimento ou renda. Você acha difícil de acreditar? Descubra neste artigo os 7 principais equívocos sobre investimento financeiro!

1. Investir no mercado de ações é complicado

O mercado de ações, você ouve falar dele regularmente e ainda assim você acha este termo e seu funcionamento um pouco opaco? Não entre em pânico, mesmo que os assuntos relacionados ao investimento pareçam vagos para você, não há necessidade de ser um especialista para investir bem: você já pode começar retendo algumas boas práticas 

E se, apesar de tudo, você se sentir um pouco perdido, não hesite em ter alguém para acompanhá-lo! Plataformas intuitivas e muito fáceis de usar facilitam ao máximo o seu processo de investimento, dando-lhe acesso aos melhores produtos e suporte personalizado!

2. Investir é apenas para pessoas ricas

Ser acompanhado, mas quanto custa? Durante muito tempo, os melhores produtos de gestão financeira e apoio foram reservados aos ricos.

O que mudou desde então? Com as possibilidades oferecidas pelo digital, novos modelos de negócios estão surgindo  e entre eles os das fintechs, que estão democratizando os serviços financeiros. Hoje você pode se beneficiar de suporte total e acesso a produtos de primeira linha por preços acessíveis. Este é um dos equívocos sobre investimento.

3. Você não pode investir de acordo com seus valores

Pensa-se frequentemente que o investimento e as finanças em geral não são compatíveis com o desenvolvimento sustentável ou qualquer outro valor social. Outro dos equívocos sobre investimento. 

No entanto, investir pode ter um impacto real na sociedade, desde que você coloque suas economias no lugar certo!

Valores pessoais e senso de responsabilidade são prioridades para muitos de nós. E é para atender a essa necessidade que foram criadas algumas carteiras de investimentos responsáveis.

Essas carteiras permitem que você invista em empresas ou outras estruturas que atuem de forma concreta pela causa que é mais importante para você. O clima, a saúde, a igualdade, o emprego, a tecnologia, a solidariedade ou a recuperação econômica, por exemplo

E se você está se perguntando, saiba que esse tipo de investimento não rende em média menos que os investimentos tradicionais: não é porque você quer investir de acordo com seus valores que você tem que necessariamente fazer o sacrifício da rentabilidade!

4. Você tem que gostar de risco para investir

No investimento, retorno e risco andam de mãos dadas. Quanto mais arriscado for um investimento, maior será o seu retorno potencial: isso é chamado de relação risco/retorno. É essa regra que determina suas escolhas de investimento, de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos.

Por exemplo, se você tem um longo horizonte de investimento e ver seu investimento em uma montanha-russa não o assusta, então você pode apontar para investimentos arriscados. Se, ao contrário, seu horizonte de investimento for mais curto, ou você for mais cauteloso, também existe um portfólio feito para você! Na verdade, tudo depende das suas escolhas, dos seus objetivos e do seu perfil de investidor. 

Você entendeu: existe uma carteira de investimentos para qualquer tipo de perfil , inclusive de acordo com sua capacidade e sua vontade de correr riscos. Você pode investir absolutamente com um mínimo de risco (e estresse). 

5. Os valores investidos são bloqueados

Tradicionalmente, você não pode (ou dificilmente) voltar atrás depois de ter investido. Quando você decide investir em sua casa própria, não é fácil vendê-la imediatamente se você finalmente mudar de ideia. A vantagem do investimento financeiro, justamente, é que você pode sacar seu dinheiro quando quiser! 

As estatísticas comprovam: quem tenta cronometrar o mercado, ou seja, retirar e movimentar as suas quantias de acordo com a evolução dos preços de mercado, tem em média resultados menos bons do que quem deixa o seu investimento dar frutos. 

Existem 2 razões simples para isso: 

Primeiro, é difícil conhecer com certeza a evolução dos mercados; 

e segundo, mudanças de posicionamento precipitadas e emocionais são na maioria das vezes erros. 

É por isso que a melhor solução é não se prender no cérebro e seguir seu plano original!

6. Investir não é uma prioridade quando você é jovem

Não imaginamos, na maioria das vezes, começar a investir aos 18, ou mesmo aos 25 ou 30 anos. Um grande dos equívocos sobre investimento! Achamos que para investir é preciso ter dinheiro suficiente, conhecimento, experiência, tempo… 

Quanto mais cedo você investir, maior será o seu horizonte de investimento. E quem diz que investimento longo significa a possibilidade de mirar em investimentos mais arriscados e, portanto, mais rentáveis, além de aumentar a lucratividade graças aos juros compostos.

Você ainda não tem grandes despesas e, mesmo que ainda não tenha uma renda significativa, há muitas boas razões para investir pequenas quantias regularmente !

7. O investimento financeiro é um negócio de homem

Se há outro clichê atribuído aos investidores financeiros, é que eles têm que ser homens. Mesmo que, na verdade, isso ainda aconteça com frequência. Por exemplo, 8 em cada 10 mulheres dizem ter menos conhecimento de investimentos financeiros do que seus cônjuges. No entanto, como você pode imaginar, não é porque os homens estão mais predispostos a investir, mas sim por razões históricas e culturais. 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...