HomeNotícias5 Dicas para seguir antes de comprar um carro

5 Dicas para seguir antes de comprar um carro

Há uma década poderíamos dizer que o maior sonho de um jovem era fazer 18 anos para conseguir tirar a CNH e em seguida comprar seu carro próprio. No mundo de hoje conseguimos ter uma visão diferente sobre sonhos e projetos de vida e o carro para muitos passou a ser objeto para um segundo plano.

Isso se dá pela facilidade que temos em se locomover com transporte público e principalmente através dos aplicativos (Uber, 99). O aumento do fluxo de veículos nas estradas, dificuldade de conseguir uma vaga de estacionamento, aumento dos combustíveis e impostos, fora os gastos que o próprio carro gera e os abusos no financiamento… Tudo isso faz com que analisamos melhor a real necessidade de ter um carro.

Os pontos citados anteriormente devem ser refletidos, e caso o desejo do carro próprio ainda seja um sonho e esteja entre as suas prioridades, avalie as dicas a seguir e coloque em prática na hora de comprar ou trocar o seu veículo.

1º Faça a seguinte pergunta: Você precisa realmente de um carro?

Talvez essa não seja uma necessidade sua no momento. Dependendo a cidade onde você mora fica mais fácil, por exemplo, alugar um imóvel próximo ao local de trabalho do que comprar um carro para se deslocar todos os dias. Dessa forma você economiza tempo, dinheiro e principalmente evita o estresse diário do trânsito de grandes cidades.

Bom, mas suponhamos que essa não seja a sua realidade. Você não quer um carro necessariamente para se deslocar até o trabalho, você quer simplesmente ter um carro para chamar de seu. Não tem problema nenhum nisso, afinal, trabalhamos e lutamos para poder realizar sonhos. E se esse é o seu sonho, siga em frente, mas, se organize para evitar transtornos e esse sonho não virar um pesadelo mais na frente.

2º Pesquise

Antes de comprar um carro, pesquise muito. Se você não deseja um modelo de carro especifico, procure por modelos que atenderão as suas necessidades.

Tamanho, economia, facilidade na hora da troca, valores de manutenção (e se existem peças disponíveis)… Muitas coisas precisam ser avaliadas.

Existe um documento chamado “Laudo Cautelar”. Antes de comprar o veiculo peça para o vendedor lhe mostrar esse laudo, assim você vai saber se consta alguma restrição ou informação não repassada sobre o veículo.

Não compre na primeira loja que ir. Carro é um investimento alto e por isso deve ser feito sem pressa, com muito estudo e cautela. Visite o máximo de estacionamentos que puder e pechinche o valor. No valor total apresentado já é inserido um valor a mais para que possa ser gerado esse desconto. Essa é uma forma que os vendedores conseguem muitas vezes ganhar o cliente, então se você não pede desconto, eles saem no lucro por duas vezes.

Pesquise também o valor do seguro para o modelo que você pretende adquirir. Afinal, nunca compre um carro sem seguro. Não devemos ser negativos, mas já pensou estar saindo da loja com o carro novo e já bater na esquina? Mesmo que a possibilidade disso acontecer seja mínima, ela existe e é melhor prevenir que remediar.

3º Não compre carro 0km

Ao menos que seja um verdadeiro sonho sair de uma concessionaria de carro novo, ou o modelo que você quer só tem novo ou por encomenda. Caso contrario, não tem necessidade de comprar um carro 0km.

Sim, comprando um carro 0 você tem a garantia estendida e com certeza as dores de cabeça com manutenção demorarão mais a chegar. Mas carro zero tem revisão, e isso costuma ser cobrado bem caro pelas concessionarias.

Carro zero também precisa de emplacamento, mais um valor desfavorável a ser pago.

Sem contar que a partir do momento que o veículo sai da revenda, ele deixa de ser 0km e nos primeiros dois dias de compra já perde uma média de 10% do valor que foi pago.

Ao comprar um carro usado, não avalie apenas pelo ano do veículo, veja também a km rodada. Um carro de 2018 pode ter mais km rodados que um carro ano 2014. Então nem sempre o mais novo é o melhor.

Também não se guie apenas pela beleza do veiculo. É importante levar o carro para ser avaliado por um mecânico ou peça opinião de outros proprietários que tenham o mesmo modelo.

4º Fuja dos financiamentos

Por mais que seja difícil, tente comprar o carro a vista. Junte dinheiro em vez de financiar. Financiando um carro você acaba pagando o dobro (ou até mais) que o valor do preço.

O problema é que as pessoas não conseguem fazer uma boa avaliação e colocar na balança o preço pago. Antes de entrar de cabeça num financiamento calcule o valor total que suas parcelas chegarão. Com certeza é de arrepiar.

Seu sonho é comprar um carro? Ok. Então se prepare financeiramente para a aquisição desse bem. Guarde dinheiro. “Mas eu não consigo guardar dinheiro”. Abra uma poupança e deposite todos os meses o valor que pagaria em uma prestação. Assuma esse compromisso com você. Em menos tempo do que você imagina o valor total do seu carro a vista estará disponível.

5º Documentação

Evite comprar ou trocar carro em janeiro, fevereiro ou março. Isso porque comprando no inicio do ano as revendas ainda não tiveram tempo de colocar os documentos em dia.

E isso é uma questão bem importante, saber se a documentação que o veículo que você está adquirindo está em dia. Às vezes o barato sai caro. Então comprar um carro com valor inferior ao vendido no mercado tem esses problemas. Não adianta pagar menos se depois vai gastar o dobro para deixar o veiculo regularizado para circulação.

Esse é um problema comum que acontece com carros de leilão. Os veículos são vendidos por um valor bem inferior, porem, pode causar muita dor de cabeça. A maioria das pessoas também não tem conhecimento que muitas seguradoras não aceitam fazer seguro em veículos comprados em leilão.

Bom, essas foram 5 dicas antes de comprar um carro. Então avalie bem cada ponto. Lembre-se: Carro não é investimento – é prejuízo e trocar de carro todo ano é perder dinheiro todo ano. Se for adquirir um veiculo, compre um para permanecer no mínimo uns três anos.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...