Quais são os erros que você está cometendo com mais frequência no mercado de ações? Quais são os vieses comportamentais que o afastam de seus objetivos de longo prazo e o levam ao caminho errado? Vejam os erros ao investir mais comuns.
1. Aguardar
Agora é universalmente reconhecido que o “timing do mercado”, ou o objetivo de encontrar o momento certo para investir, é certamente um dos erros ao investir mais comuns. A longo prazo, terá zero influência na sua carteira.
“O tempo do mercado pode custar caro”: ficar fora do mercado só pode fazer você perder retornos gananciosos. Para eliminar o medo de que amanhã tudo desmorone, depois de investir, construa uma estratégia que permita gerenciar um mercado em declínio de maneira simples e quase automática.
2. Exagerar
Quando tudo vai bem, somos levados a acreditar (erroneamente) que os mercados crescerão para sempre e que, de qualquer forma, um possível declínio não nos fará saltar muito. Errado!
Quando tudo corre bem e os mercados crescem, somos levados a acreditar que “podemos arriscar mais para conseguir mais”, deslocando cada vez mais a nossa carteira para ações. Este é um dos erros ao investir que deve ter mais atenção, pois pode causar grandes problemas no futuro ou até mesmo imediatamente!
3. Excesso de confiança – erros ao investir
Quantas vezes pensamos erroneamente que os retornos do nosso portfólio se devem às nossas “habilidades”, e não simplesmente ao fato de tudo estar subindo?
O viés cognitivo do excesso de confiança muitas vezes leva a assumir riscos mais específicos do que certos e a fazer “apostas”, não investimentos, com base em supostos “sentimentos”. Tenha cuidado para entender o quanto sua habilidade afeta seu desempenho ou o fato de que tudo está subindo!
4. Análise em excesso é um dos erros ao investir
Se você analisar e perder tempo todos os dias com a tendência do mercado de ações, nunca se concentrará em informações reais, mas apenas em “ruídos”.
No início, muitos acham ideal ficar informado todos os dias sobre o mercado de ações e o que estava acontecendo no mundo das finanças, já. Então, você percebe que é inútil só corre o risco de distraí-lo de seus objetivos de longo prazo e informações reais.
E você, quais desses erros já aprendeu a gerenciar e eliminar?